11 de março de 2012

«B» de bestial (ou brutal)*

Image and video hosting by TinyPic

Nós, os de 70, herdámos da geração dos inovadores 60 o conceito de «bestial». No dicionário de José Pedro Machado encontra-se, para o termo, a seguinte definição: « relativo a bestas; brutal; grosseiro; estúpido; absurdo; selvagem; repugnante», sendo que os sinónimos apresentados não traduzem a ideia que, à época, associávamos à palavra.
Quando me soa aos ouvidos a expressão, «esta música é bestial», não deixo de esboçar um sorriso: sem que nos apercebamos, deixa-se uma parte do bilhete de identidade, ups… cartão de cidadão …
O ouvido já se habituou à expressão deste novo século e pronunciada pela juventude «esta música é brutal, é potente», termos igualmente interessantes para quem gosta e vive das (e com as) palavras.
O dicionário da Academia das Ciências integrou, há alguns anos, o verbete «bué», não o tendo por perto, desconheço se permite a fórmula «bué de …». E assim se fica a pensar na permanente novidade do léxico – alguns conceitos vingam por mais tempo no seu novo sentido, outros circunscrevem-se a uma época, acabando por cair no esquecimento entre as gerações mais jovens.

do bestial 

ao brutal


*E neste «b» de ‘bestial’, ‘brutal’, ‘bué’, deixaríamos, em justiça, muitos nomes começados por «B» , ficando uma aleatória imagem.

Sem comentários: