
O regresso a casa após produtiva jornada, mesmo no tocante a tarefas burocráticas, tão próprias da época e sem fazerem pessoais encantos… Estranha-se, quase à chegada, um ocaso de uma cor e luminosidade próprias de outras estações do ano… Apesar dos 5 graus no termómetro , surpreende uma tarde que assim termina. Vêm então à lembrança as frases das avós durante a juventude «o tempo está mudado porque se lembraram de ir à Lua» ou ainda, a original opinião em casa da amiga Carmo, ouvindo o elemento mais idoso do seu agregado familiar «não, não foram os astronautas os responsáveis pelas alterações do clima, aquilo que há algum tempo vi na televisão é impossível de ter sucedido, foi filmado nas dunas da praia do Guincho… Disseram que era na Lua, mas não me fazem o ninho atrás da orelha»… Aquando da breve paragem, junto à estrada e com os 4 piscas ligados a fim de não ouvir insultos (que o espírito próprio da época anda por aí) vejo no mato, em primeiro plano, um bando de perdizes que não se deixa fotografar… Após um dia a modos que urbano, se é que a expressão adquire algum sentido, um sorriso por subitamente entrar num pequeno e contrastante universo de realidades tão distintas e geograficamente tão próximas.
2 comentários:
Essa dos astronautas é linda! Num texto da escola, havia uma avó que dizia que a chuva em dia de praia era "culpa do progresso", dos astronautas que tinham ido à lua e tinham "trocado tudo lá em cima". :D :D
É quando faz mais frio que eu gosto de ver céus assim. Linda foto! ;)
A teoria dos astronautas e das alterações climáticas é defendida por várias avós de gerações próximas, Luísa. Acontece que a tese da avó da minha amiga Carmo ultrapassou as expectativas: dizer que o solo lunar é ficção e ir buscar a ideia das dunas do Guincho? Ainda hoje sorrio quando me lembro daquela senhora pequenina mas muito decidida, dona da verdade e sem dar hipótese do direito ao contraditório:)
Enviar um comentário