19 de dezembro de 2010

10 presentes para um natal com a nova música portuguesa, parte 4


4. the partizan seed, indian summer





antes dos meus dois anos em barcelos, o meu conhecimento da cidade resumia-se a muito pouco para além duma lenda copiada de muitas outras cidades nos diversos caminhos de santiago, e dum galináceo de barro com uma história que se viria a mostrar muito mais interessante do que eu imaginava.
em barcelos, nomeadamente através dos espectáculos organizados pela amimuola, pela sub-uscuta ou pela zoom, tomei conhecimento de uma série de músicos da cidade que estava longe de imaginar.
mutas vezes comentava com os meus amigos que tinha a sorte de estar numa cidade em que um grupo de animadores culturais tinham gostos, na música ou no cinema, muito próximos dos meus.. e forneciam esses serviços a preços muito reduzidos para quem estava habituado aos preços lisboetas.
partizan seed é filipe miranda e mais um dos exemplos do muito bom que o alto minho está a dar à nova música portuguesa.
antigo vocalista dos kafka, membro dos inter.mission e dos nikouala, filipe miranda rodeia-se neste indian summer de músicos com percursos muito próximos: antigos colegas dos kafka (lisete santos e ricardo falcão), actuais colegas do nikouala (josé arantes, que pertence também aos igualmente barcelenses la la la ressonance), sérgio mendes (da banda de suporte de mazgani), pedro oliveira (dos bracarenses peixe:avião), etc...
este é um disco muito intimista, despojado, honestamente aberto e cheio de entrega emocional, com textos que valem a pena serem lidos.
a primeira vez que ouvi o filipe miranda aka the partisan seed foi num concerto acústico, a solo, para uma plateia muito reduzida.
o ideal para esta música que pede para ser escutada com atenção.

mas segue o tubo numa versão mais ao ar livre:


aqui, ao vivo, na porta nova, em barcelos

4 comentários:

ABS disse...

Não achas que dá uns ares disto?

http://www.youtube.com/watch?v=ImQ3eWdXEwk

(ok, isto é das melhores coisas dos últimos 20 anos. Ahem).

carlos disse...

o great destroyer dos low é um dos grandes discos da história da música pop/rock ou lá o que a gente queria chamar...

carlos disse...

já agora, este (indian summer) foi um dos discos que ouviste no meu carro naquela noite no porto no caminho de ida e volta ao jantar no 'salta o muro', em matosinhos

ABS disse...

Eheh... eu tinha a ideia de já ter ouvido isto em qq lado! :))