Quem não terá entre as recordações da sua infância uma pequena e bela história relacionada com esse popular e fabuloso jogo do berlinde?
Entre nós, portugueses – povo com um excessivo sentido do ridículo, com o que os outros possam dizer – o berlinde faz parte dos jogos da infância.
Na Inglaterra, porém, país rico de tradições, o berlinde mantém-se com o maior entusiasmo no plano de verdadeira actividade desportiva!
(
texto e imagem: Crónica Desportiva, 7 de Julho de 1957)
2 comentários:
Olá Teresa.
Na minha infância muito joguei ao berlinde, como outras brincadeiras partilhadas. Hoje brinca-se de consola, ou passa-se o tempo na internet e sozinhos.
Será que ainda há miúdos que brincam com berlindes?
Kandandus da minha cubata
Olá Kimbanda,
O ponto de referência que tenho é a 'minha' escola, espaço onde trabalho há 20 anos. Neste local, há muito que deixei de ver miúdos a jogar ao berlinde e ao pião, ou miúdas a saltar à corda ou a jogar ao elástico.
No entanto, sei que em momentos de pôr em prática jogos tradicionais, eles acabam por se envolver e divertir (muito)... o que dá que pensar (e já nem falo da falta de movimento e contacto com o ar livre que tanta falta fazem).
Foi com esta miudagem que aprendi há 20 anos a expressão 'jogar ao guelas', o que estranhamente desconhecia, apesar de só ter irmãos que lá me permitiam(particularmente o mais próximo em idade) participar dos jogos de infância. Só lembro os berlindes lindíssimos, em vidro colorido (e as gírias de 'abafador' 'contra-mundo' e outras já não consigo associar ao concreto, tal a distância).
Uma excelente semana, mesmo com este tempo mais 'do agrado' das barragens:)
Enviar um comentário