Influenciada pelas adivinhas que acabei de ver, pergunto: onde se localiza o edifício? Que estátua se encontrava no pedestal antes da independência do país?
Estou certa que não demorarão a responder.
Largo do Kinaxixe em Luanda que teve, como primeira estátua, um monumento de homenagem aos mortos da 1ª Guerra Mundial. Acertou karipande.
5 comentários:
A estátua que estava no centro do largo do Kinaxixe é que foi uma estátua de homenagem aos mortos da 1ª Grande Guerra Mundial.
Podem ler sobre o assunto!
http://recordacoescasamarela.blogspot.com/2008/07/nem-cntaro-nem-fonte-nem-sequer.html
E idílica!
:)
Agradeço a referência à estátua de homenagem aos mortos da 1ª Guerra Mundial feita por karipande, pois foi para mim novidade.
Conhecedora da RPA e não da antiga Angola, só ouvi fazerem menção à da Maria da Fonte.
Pouco conhecedora da mítica rainha angolana, as referências captadas 'in loco' levaram-me a investigar e a postar por aqui um pouco sobre ela com as limitações de conhecimento após rápidas consultas. Conheci por lá uma italiana que fez aprofundado estudo das mulheres da História angolana como trabalho de investigação académica.
Sobre a mítica rainha angolana (e com limitações óbvias):
http://diasquevoam.blogspot.com/search?q=A+rainha+Jinga
http://recordacoescasamarela.blogspot.com/2009/11/kinaxixe-ao-longo-dos-tempose-o-que.html
http://recordacoescasamarela.blogspot.com/2009/11/kinaxixe-ao-longo-dos-tempose-o-que_24.html
Motivada por este notável blog coloquei as fotos do Kinaxixe ao longo do tempo...Há uma coisa comum... Nada disto já existe, e o que aí vem é mais um envidraçado edifício!!! Até a Jinga´de mini-saia foi apeada, e também já desapareceu a peanha!
A febre do betão é lamentável com tudo o que se lhe encontra associado (e neste particular não é só em África que existem países 'periféricos', como agora se lhes chama em 'sociologês'). Já espreitei as imagens postadas e a que aqui coloquei foi tirada de um livro sobretudo de imagens de título 'Angola' (sem data de publicação)comprado nos anos 80 e que muitos dos que por lá passaram certamente conhecerão.
Enviar um comentário