27 de outubro de 2009

O antigo diploma da 4ª classe

Image and video hosting by TinyPic

(s/fonte: agradecendo ao S. a imagem enviada)

Nos anos 70 era assim o diploma da 4ª classe. Apesar de ser difícil decifrar o texto, o aluno é lisboeta, natural da freguesia dos Anjos. A data da emissão deste certificado encontra-se pouco legível, tendo sido sugerida pelo nosso comentador APS, atendendo aos selos fiscais utilizados na década referida.

23 comentários:

Teresa disse...

Nos anos 30, Teresa? :)

O meu é igualzinho, e fiz a 4.ª classe em 1970. Deve andar algures em casa da minha Mãe.

teresa disse...

Olá, Teresa:

Como referi, parece-me ser a data que lá se encontra, mas há aqui 2 possibilidades: será que a falta de nitidez confunde ou terá este modelo vigorado por décadas?

... e eu para aqui a dar voltas para ver se me lembro do meu diploma - certamente desaparecido com tanta mudança - e não o consigo fazer:)

Pan disse...

Eu acabei a 4ª classe em Junho de 1974 (leram bem 1974) e o meu diploma ainda foi este. O 25/4 chegou tarde à educação, se é que já chegou.
Cumprimentos

Francisco Sousa

Pan disse...

Eu acabei a 4ª classe em Junho de 1974 (leram bem 1974) e o meu diploma ainda foi este. O 25/4 chegou tarde à educação, se é que já chegou.
Cumprimentos

Francisco Sousa

teresa disse...

... constato que já são dois a lembrarem-se deste diploma. Quanto ao 25/4/74 ter chegado tarde à educação, terá seguramente chegado em alguns aspectos, mas ainda haverá certamente muito a inovar/ qualificar, Francisco...

Cumprimentos

Anónimo disse...

Prattie,

Nem vale eu ir à procura do meu... Só sei que nunca tive coisa tão bela para pespegar na parede.
:-)

teresa disse...

Pois é, amiga.

Estou enganada ou fizeste a escola primária do outro lado da fronteira?

T disse...

Tenho que ver o meu qdo chegar a casa.

teresa disse...

Que organizados, só eu não sei do meu diploma (embora seja salazarento, há que admiti-lo)...

Anónimo disse...

Também o meu era ou é ...:))) igual, com paradeiro incerto.... e foi muito mais tarde que os anos trinta, porque nessa altura até os meus pais ainda seriam "um projecto"...:))) Recordação muito interessante....foi muito engraçado voltar a ver um documento
destes.... :))))Mário

APS disse...

Só uma dica.

Pelos "selos" fiscais se verifica que é dos anos setenta.

As estampilhas fiscais nos anos trinta eram diferentes e maiores.

T disse...

A data parece ser 73.

César Ramos disse...

Boa noite APS!

Sempre distinto nas suas meticulosas observações!

Lembre-me: saberá quando acabaram as distinções?
Acho que "democratizaram" a 4ª classe para apenas o frio.... «Aprovado»!

Houve quem ficasse distinto!
Eu fui sempre uma figura distinta!
Distingui-me sempre, entre os piores!
Desculpe!
Estava a brinca!
Os meus respeitos...

César

Vinguei-me no Pedro Nunes!
Volta não volta, Quadro de Honra!
Gaba-te «Cesto»!

APS disse...

Olá amigo César

No ano de 1949 ainda existia a DISTINÇÃO e o APROVADO.
Quando acabou definitivamente não sei.
Eu andei no «PASSOS MANUEL», quando a Escola Comercial D. Maria I existia.
Cumpts
APS

César Ramos disse...

E continuou a existir,
por muitos anos!...
um 'Oásis' p/ a
n/Juventude!

Degradou-se!... muito subitamente! Agora, há por lá [re]construção civil!.. isto é: vai sair dali um Espaço espectacular!
Que irá aumentar a distância entre ricos e pobres!(...)

Mas, aquela zona merecia um 'toque' de 'riqueza'!

Junto ao 'Passos', está um Parque de Estacionamento - caro! - que é um desafogo!

Se não tivesse sido
do 'Pedro', teria sido do 'Passos'!.....

- morei na Estrela -.

PASSOS MANUEL!

Muita tradição, muita História!
- o Pedro Nunes no fundo, foi uma grande pequena montanha que,
nem um rato pariu!

Passos;Camões; Gil!
Estes sim!... ALFOBRES de pessoas que foram GENTE!

Parabéns, pelo seu
Passos Manuel!

[até ele,...Passos, foi um grande Homem!]

teresa disse...

Grata pela correcção, APS.

Vou alterar o texto do 'post', pareceu-me ter decifrado uma data bastante anterior e não reparei no detalhe - tão importante- das estampilhas fiscais utilizadas.

ié-ié disse...

O meu é igualzinho a este e é 1957, tinha eu 8 anitos!!!!

LT

gin-tonic disse...

Não tem nenhum diploma das passagens de classe na Instrução Primáia. No dossier pessoal apenas aparece a "Caderneta Escolar" do Liceu Gil Vicente e recorda-se que quando assentou praça, solicitou, um documemto na sectaria do liceu para comprovar as habilitações literárias.
Admite que o diploma da Intrução Primária só era passado a quem o solicitasse. Mas não pode, de modo algum, confirmar que esta ideia esteja correcta.

ié-ié disse...

Deixem-me só invejar: guardo todos os diplomas, da escola à Faculdade, incluindo um da catequese!

Até tenho um diploma de passagem da 1ª para a 2ª classe!!!!

LT

teresa disse...

Talvez não tenha tal diploma por não ter sido solicitado, poderá ser essa a explicação para que me não guarde tal documento na memória.

Quanto aos que o ié-ié diz ter guardados, a maior relíquia pessoal é uma caderneta do conservatório datada de 1970 de capa em cartolina amarela e com o escudo das armas nacionais a castanho:)

T disse...

Ora, ora:)E ainda vou encontrar o do Liceu!

Unknown disse...

Fui à escola Secundária Domingos Sequeira, onde se situa o Ministério da Educação em Leiria,eram 15h40m,nem sei para que serve aquilo, porque à entrada da escola existe uma gorita onde estão duas pessoas a indicar, enfim quando cheguei à entrada apareceu um senhor, ao dizer-lhe que queria saber o que era necessário para mandar vir o diploma de Monforte, o senhor disse-me que não sabia e que fosse a outro lado, pedi-lhe para entrar, queria falar com alguém que soubesse, disse-me que não me deixava entrar,não sei se estavam em festa, ou se era por ser junto ao fecho, o senhor respondeu-me a senhora não entra, não me chateie a cabeça,que eu tenho mais o que fazer, perguntei-lhe se era porteiro, tudo isto com ele encostado à porta que estava quase fechada,disse-me está-me a ofender e eu chamo a policia , não sei dizer o nome não estava identificado.só sei dizer, que além de mal atendida fiquei a pensar e não sei se assim é , que as portas do ministério estão fechadas e não existe resposta para o que queremos. Depois fui à secretaria da escola e procuraram como é muito antigo, disseram-e que era naquele edifício onde não pude entrar.não quero mal a neguem mas acho que devemos poder entrar e perguntar o que necessitamos,gostaria de saber onde me dirigir porque moro em Leiria à 40 anos e Fiz a 4ª Classe em Santo Aleixo Monforte e esse senhor também me respondeu que fosse lá, eu disse-lhe não me diga que neste tempo das tecnologias, já se faz tudo , e para tirar o diploma é necessário ir a Monforte.Ele responde faça o que quiser mas saia-me da frente.è assim que funciona o Ministério da Educação em Leiria ,Quando Falta um quarto de hora para o fecho, ninguém entra eu também trabalho, já há 40 anos e nunca vi nada assim não sei se é por causa da crise que as pessoas andam enervadas ou se não nos deixam mesmo entrar para não saber como funciona.

teresa disse...

... e porque não dirigir-se ao local, mais uma vez, e expor a situação no livro de reclamações referindo o atendimento de que foi alvo? Têm prazo legal para lhe responder e, de modo optimista, talvez lhe entreguem o diploma, quem sabe? Reclamar por escrito quando as coisas não correm bem é direito que não pode ser negado a qualquer cidadão, já que as palavras, «leva-as o vento»...