13 de fevereiro de 2009

que prato dará?

recebêmo-los ontem pelo correio... o cheiro a fumado deixou-me com água na boca. é um prato tipico de uma região de portugal... de que prato se trata e de que região vem?

Image Hosted by ImageShack.us

14 comentários:

Anónimo disse...

Será o buxo da região da Beira Alta ?

Carlota Joaquina

Amabok disse...

Maranhos, da Beira Baixa?

J. disse...

nop ;)

gin-tonic disse...

Ele também iria apostar que o que, pelo menos, está no saquinho azul é um bucho. SE assim fosse acaompanhava-o logo com feijão vermelho guisado e grelos, nem olhava para trás. Como lhe dizem que não é por ele faria uma belissima feijoada ele que adora coisas que engordem e façam mal.
By the way: Como estão as sardinheiras?
Aquele abraço

J. disse...

não as conheço pelo nome de bucho ou buxo, mas também começa por B. antes de ir a esta região de portugal nunca tinha ouvido falar em tais iguarias. ambas começam por B na verdade... ora subi até à fronteira galega...

gin, ainda hoje falei das minhas sardinheiras e pergunto-me se serão imortais...continuam a dar flores... verão e inverno são imparaveis... um dia destes havera foto especial para si! (não sabia que seguia a saga das sardinheiras de j.) :)

teresa disse...

Pode ser bom, mas o aspecto não é dos mais apelativos... a mim parece-me o "pernil", prato próprio do Alto Minho e da Galiza, habitualmente servido com couves cozidas apanhadas nas hortas. A ser esse o prato, posso assegurar que é delicioso:)

J. disse...

é verdade teresa, não se pode dizer que tenha bom aspecto e o melhor mesmo é saborear sem saber o que é ;)... mas não é o pernil do alto minho e da galiza...

teresa disse...

Bom... essa de ser melhor nem se saber o que é aguça a curiosidade.

T disse...

Butelo ou Bulho e Trás os Montes?

J. disse...

certo teresinha! ;) eu conheço-o por butelo! ... mas... e o que esta dentro do saco? começa igualmente por B e é palavra que não conhecia :)

T disse...

São aquelas cascas secas muito boas que se cozem?

J. disse...

sim! ;) mais conhecidas por bainas, em mirandês ou feijão verde (que de verde nada tem) em português... e sobre o butelo ou botelo espreitem aqui

teresa disse...

Não querendo ser preconceituosa, voto na bela posta mirandesa:)

(conclusão apurada após consulta "séria" sobre o assunto)

nuno disse...

Tanto faz chamar bulho ou butelo.
O que está dentro da saca chamam-se vasas, é feijão seco ao sol, e dura um ror de meses sem se estragar. Este natal comi este prato transmontano.