20 de dezembro de 2008

Aqui morava

A António Moreno:
Dizem que foi actriz mas apenas uma vez representou em Lisboa. Veio de Badajoz em 1857. Chamava-se Antónia Gomez e era natural de Huesca. Mundana de grande fama, frequentadora dos meios elegantes, acabou por montar uma casa suspeita com mulheres que importava do país vizinho, na Rua de São Roque (hoje Rua da Misericórdia) no nº 61, prédio que mais tarde lhe pertenceu. Meses antes da sua morte, alguns sócios do Clube X, da Rua da Barroca, ofereceram-lhe um jantar de homenagem no retiro da Fonte do Louro, que foi pretexto para uma tarde de boémia bem passada. A popular proxeneta, faleceu em Agosto de 1899, vítima de uma febre tifoíde.

In Dicionário das Alcunhas Alfacinhas, autor anónimo, Livros Horizonte

1 comentário:

gin-tonic disse...

Adorou, simplesmente, este "acabou por montar uma casa suspeita com mulheres que importava do país vizinho"
Tudo isto em 1857.
A máfia russa ao pé da Antónia Gomez deve fazer papel de meninos de coro.
Porque estamos em matéria "suspeita", porque estamos quase no Natal, não resiste a ir buscar um pedacinho de prosa que o João César Monteiro deixou no seu livro "Uma Semabna Noutra Cidade":
"São 10 da noite. Estou a escrever no Monte Carlo, onde só há homens. Precisava de apanhar o Fernando para lhe cravar umas aguardentes. É meu desejo estar completamente grosso por volta da meia-noite e com o espírito propenso à obscenidade. Se arranjasse 100 paus ia à putas. Deve ser fabuloso ir às putas na noite de Natal."