17 de julho de 2008

há lojas que são um mundo. parte 2, as modas e o preço a pagar por elas

ultimamente estão na moda (aqui no 'dias' também) as marcas portuguesas 'antigas'.
uma chuva de fotos de produtos 'desaparecidos' e mais uns tantos comentários a dar conta do não desaparecimento deles.

seja por nostalgia de quem via aquelas marcas em criança e hoje as compra para matar saudades (é uma espécie do tristemente célebre 'mercado da saudade' na versão 'vá para fora cá dentro'), seja por elitismo kitch, seja por crença nas virtudes, ou descrença na industrialização da cosmética, a verdade é que hoje existem uns poucos (muito poucos) consumidores dispostos a pagar muitíssimo mais por aquelas marcas do que o valor comercial das mesmas e do custo que elas têm nos locais onde nunca se abandonou o consumo.

entre este cartaz:



ou este cabaz a 75,00€ !!!!

Image Hosted by ImageShack.us
de dentro desta montra está, da maioria dos casos, diferenças superiores a 50 ou 100%, dependendo se vimos do ponto de vista do desconto ou do acréscimo. isto é, por detrás desta montra custam metade do preço.



cabe a cada um de nós saber onde e como lhe apetece gastar o dinheiro.
se compramos só o produto, ou se compramos e pagamos também a imagem a ele associada.

Vila Nova de Famalicão, drogaria junto ao mercado

2 comentários:

Jorge Lima disse...

Isso foi a Catarina Portas que montou uma empresa para agregar as marcas tradicionais.

Chamava-se Uma Casa Portuguesa, mas recentemente mudou de nome para
A Vida Portuguesa.

carlos disse...

não foi a primeira, mas foi a que tinha o melhor apelido.
e sim, o negócio vai de vento em popa, a avaliar pelas dimensões da nova loja