17 de julho de 2008

Auto-adivinha

Na minha família nunca fomos muito de carros. Antigamente não era tanto uma moda, um símbolo de status, ou uma necessidade absoluta... as pessoas eram mais bairristas, o bairro era como uma cidade dentro da cidade. Vivia-se perto do trabalho, perto da diversão, perto da família e amigos, perto de tudo. O carro era mais para ir á terrinha, ou á praia, ou fazer um picnic aos fins de semana. E antes das auto-estradas era tudo tão longe... uma viagem ao Cartaxo era uma experiência inesquecível através de paisagens verdejantes. E não era uma seca. Não se andava tão rápido, nem com tanta pressa, nem pelo meio de tanto trânsito. Era uma oportunidade de convívio... conversava-se, cantava-se, contava-se anedotas.








O carro do meu avô era algo parecido com este. Sabem qual é? Foi um carro muito popular, e ainda hoje tem seguidores... com design reaproveitado por vários modelos e vendido sob várias marcas. Dada a complexidade da questão vou ter de aceitar várias respostas como certa :)

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro Jorge Lima, é o fabuloso Austin 1100, Mark 1, de 1968.
Um abraço.
Fernando Ferrador

Jorge Lima disse...

Foi rápido :)
Na verdade o nosso era um Morris 1300.
Em 1952 a Morris, MG, Austin, Riley, e Wolseley fundiram-se para formar a BMC - British Motor Corporation.
Mas continuaram a comercializar os seus automóveis com as marcas antigas para agradar a todas as audiencias. Este carro foi dos mais populares nos anos 60 e 70, comercializado entre 63 e 74.
Há montanhas de sites na internet só sobre ele e as suas variadíssimas encarnações.
Um dia ainda hei de ter um :)

Anónimo disse...

Eu sabia que existiam Morris e Austin, só que eu ao consultar, com a pressa, coloquei Austin 1100 e apareceu-me um bastante idêntico, ao do seu estimado avô.
Faço votos, Jorge Lima, que quando adquirir um, que esteja em boas condições. :-))
Fernando

Luís Bonifácio disse...

Os Austin e os Morris tinham os modelos exactamente iguais, tal como o Peugeuot Partner e o Citroën Berlingo.

O meu pai teve um Austin 1300 e o segundo carro foi durante muito tempo um fabuloso Austin Mini 1000 (Também havia a versão Morris), onde eu aprendi a guiar.