22 de junho de 2007

cavaco silva apela aos emigrantes para que não percam contacto com a língua

(público on-line)

cavaco silva está preocupado com o perigo dos emigrantes portugueses perderem o contacto com a língua e vai solicitar uma reunião com o primeiro ministro e com o secretário de estado das comunidades para que sejam tomadas medidas urgentes.
da agenda vão constar algumas das propostas de cavaco silva.
segundo se sabe, a colocação de post-it's com a indicação do local onde se encontra a língua, está entre as sugestões do presidente da república.
outras serão um acordo com a optilon (ou a ykk group, no caso da necessidade de produções em larguíssima escala) para o desenvolvimento de uma fecho 'eclair' que permite a recolocação da língua de cada vez que se perca.


pela parte do governo, espera-se uma cooperação com um dos maiores especialistas mundiais em sistemas de fixação química, a bostik (do universo empresarial elf+fina) bem como com o grupo belga huntsman, proprietário da marca araldite.
de parte estão os produtores de sistemas de adesão química à base de cianoacrilato, por ter pouca resistência em ambientes húmidos (locais onde frequente se encontram as línguas) e serem levemente (...no peso) tóxicos.


quer o presidente quer o primeiro ministro têm afastado as hipótes de ligações mecânicas mais convencionais, do tipo de trela presa ao segundo molar superior, por não chegarem a um entendimento sobre a utilização do quadrante esquerdo ou direito.
a paps (portuguese post-graduate society?) foi também convidada a criar uma comissão científica, cuja sede de trabalho será no engineering systems department do mit.

em qualquer dos casos, o assunto não deverá ser levantado durante a presidência portuguesa da união europeia para não desviar as atenções da agenda já acordada com os restantes parceiros europeus.

Sem comentários: