31 de janeiro de 2005

É irreversivel

Sim, completamente.
Cada dia que passa, vejo pior. Já não me permito dispensar os óculos para ler. E assim assisto, impotente, ao início da minha própria decrepitude.


Zoe estive a ver o site que indicaste. Consegui colocar uma das fotos do Alex por lá. A segunda deu erro. Vi que têm um sistema pago de hospedagem Vale a pena? Conta lá coisas.
De qualquer forma é facílimo postarem por lá. Clicam no ícone, fazem browse para puxar a foto e depois copiam o código que vos é fornecido para o vosso post.
Parece funcionar. E assim podem pôr fotos até da primeira comunhão, crisma, primeiro beijo, etc, etc...De repente fiquei mais liberal.
Comecem a tentar. É mesmo simples.
A Maria que é uma mulher organizada, fez uma mailing list para o blog. Para avisar de algumas pequenas coisas.
E agora por favor, estiquem bem os lençóis, despejem os cinzeiros, lavem a cara e podem beber um Famous Grouse.

Assertividade Americana

We Europeans are always complaining and moaning... Americans don't moan: they recognize problems and immediately ask: "and what are you gonna do about that"? Express your complaints to an American: "and what are you gonna do about that?" will be the answer.

Americans demand quality. "This is not good enough. Give me other or give my money back." "You don't do as I want I buy it somewhere else. You give me what I want, I give you money." "I really appreciated your service. Here's a tip".

It is absolutely incredible how a Portuguese customer in a Portuguese shop run buy a Portuguese seller can be reprimended just because he wants to change an already bought item for another.

It is absolutely incredible, absolutely amazing how easy it is that a Portuguese seller answers a customer back "then go to somewhere else!".

What am I gonna do about this?

Socorro! Ando a falar com tacos de golfe!

OK, g2. Explica-te.


Lembrar algumas coisas pela última vez.

1- Este blog tem uma linha de continuidade, em que a expressão individual é complementada pelos comentários de todos que o quiserem fazer. Por isso, quando se apaga um post, desaparecem também os comentários que foram feitos e isso empobrece o blog.

2- Temos um limite de alojamento no blogger. Dado que é um blog colectivo, temos que ponderar essa condicionante quando inserimos imagens directamente descarregadas da janela do blogger. Há outras soluçõe, em que o alojamento das fotos fica a cargo dos servidores, como fez o Alexandre hoje por exemplo. Essa é uma alternativa a seguir , quando são fotos pesadas.

3- Depois o tamanho das fotos. Temos um template que não suporta fotos excessivamente grandes e que desformata se o fizerem. No caso de algumas ligações, tenho recebido queixas de pessoas que não conseguem abrir o blog porque está crashado. Por favor, trabalhem a foto antes de a postarem e avaliem a sua dimensão.
4. Queria pedir assim para colaborarem neste sentido. Não custa nada. Temos que nos lembrar que este não é um site pessoal, mas colectivo. No mesmo momento que estou a escrever isto estou a ser alertada para que o blog está de novo bloqueado.
5- Passei novamente este fim de semana a apagar fotos, a torná-las mais pequenas e coisas diversas.Estou francamente farta desta situação. E estou com uma imensa vontade de pôr fim a este projecto.





as rótulas do carlos

I

Praia do Guincho, Kodak Tmax 400
Image Hosted by ImageShack.us

II


Praia do Guincho, Kodak Tmax 400

30 de janeiro de 2005

Onde pára o fds?

Esqueci-me. Esqueci-me que ia ter um sábado muito agitado, quase sem tempo para nada.
Tive que ir, da manhã, a Alcochete para uma reunião de direcção de uma associação médica e voltar, antes das 10 da noite, a Faro. Foi uma tarde longa e interminável a discutir assuntos que não interessam praticamente nada a ninguém mas, sobre os quais, toda a gente tem uma opinião a dar. Nos quais me incluo, está visto... ora havia de ir daqui a Alcochete para ficar caladinho?
Por isso, quase não tive tempo para ler o Expresso, quanto mais para fotografar os pés!

Hoje de manhã havia jogo. Do Manel, claro, nos infantis.
O Farense tem vindo a fazer uma carreira irregular e o embate com o Louletano, 2º classificado, previa-se difícil. A primeira parte foi miserável: o meio-campo não funcionou, não produziu nem susteve jogo e, consequentemente, a defesa esteve intranquila e sossobrou. Ao intervalo perdiamos 0-3. Na segunda parte assistiu-se a uma reacção entusiasmante do Farense, na qual passou a dominar o jogo, chegando merecidamente ao empate. Um golo traiçoeiro, nos segundos finais, colocou o resultado final num enganador 3-4. Prá semana há mais...
Na falta da fotografia dos pés, aqui fica para a posteridade (desculpem a má qualidade):



PP: Gosto de ver o Porto sofrer... eu sei que é reles, mas o que é que querem. Eu sou assim!

PPP: É giro ver os locais de onde nos visitam. Para que saibam, já temos visitantes da Indonésia, Coreia do Sul, Emiratos Árabes Unido, Noroega e Irão.

Magnífico Domingo

O Domingo está hoje magnífico: que Sól maravilhoso. Pelo menos desde o Natal que todas as tardes têm sido soalheiras, sem nenhumas nuvens. Isto todos os dias, sempre dia após dia: um Inverno sempre soalheiro. É possível que haja por aí uma "vaga de frio" mas com estes níveis de insolação (é assim que se diz?) os seus efeitos são claramente mitigados.

É muito bom escrever a partir de casa. Este é o meu primeiro post escrito a partir de casa.

Viva o Sól!!!

29 de janeiro de 2005

Pois é, Azinho:)

Estamos todos no Luso e tu regressaste!
Até a Luz está a cozinhar e tudo....
Oh!
Tirando isso, aqui também se cozinha. Umas amêijoas à Bulhão Pato e um polvinho.
Claro que marcha tudo com um Planalto, ou até vários.
Servidos?
Abeijo-vos:)

28 de janeiro de 2005

Falha lamentável

Queria tanto aqui ter uma fotografia dos meus sapatos... ou dos meus pés, sei lá.
Mas não tenho nenhuma.
Que chatice.
...
Amanhã é sábado. Talvez tire uma fotogtafia aos pés... mas só depois de ler o Expresso!

O carrocel mágico



Eu não resisti a esta imagem... não sei se ando nalgum tipo de estado regressivo, mas tenho muitas saudades do Carrocel Mágico; Se alguém tiver familiar ou amigo que ocupe lugar distinto e poderoso em estação de televisão nacional, por favor, meta uma cunhazita para reposição desta série... e outras, afins, já agora.
A gerência agradece, ou seja, a cachopita pequena que ainda não vê bonecada e a respectiva mãe, que tem que se entreter com alguma coisa além de fraldas, destapa mama/tapa mama e demais lida da casa.
Beijinhos e abraços

Hoje em repeat

Digital Bath - Deftones
Pain for pleasure - Sum 41

...redutor...

sapatos

Já que se fala de pés e sapatos, aqui fica a foto dos meus sapatos preferidos.


Sugestões de Amigos

Ler: Crime e Castigo.

Beber: Monsaraz 2001, tinto.

Minha sugestão para @s amig@s: ver Team America. Nota: é violento e, de certo modo, pornográfico e traduziram directamente a maior parte dos palavrões nas legendas. Aviso muito importante: é um filme político logo é para ser visto com espírito crítico e inteligente. Este filme não é apenas entretenimento: é crítica (em que sentido? em todos os sentidos?) e tem várias teses (e talvez antíteses).

Pernocas ao Léu

Ai são tão lindas!!!


Toxic Account 2005

Cafés ingeridos: 0

Coca-colas/Pepsis: várias

Chás com aroma a limão: alguns

Chá preto forte: 1 ontem à noite, que bem que me soube!

Álcool: dois copinhos de um vinho tinto alentejano muito bom escolhido por mim ontem à noite.

Tabaco: nunca

Jantar de anos da Paulinha...

Uma bela mesa....

Histórias sem sentido

É imaginar eventos misturados.

Computadores de tripas à mostra




Gatas ensacadas prestes a serem exportadas

os estados unidos cumpriram as suas promessas no iraque

os estados unidos cumpriram as suas promessas no iraque, que se vai finalmente transformar numa democracia.

no próximo fim de semana o iraque vai ter as suas primeiras eleições livres e democráticas, resistindo assim a todas as pressões para que o acto fosse adiado por falta de segurança e liberdade de voto.
esta decisão de realizar as eleições na data marcada é um rude golpe nos opositores à ocupação americana que assim veem confirmadas todas as afirmações dos responsáveis americanos de que conseguiriam conquistar a normalidade democrática que permitisse a realização de eleições livres no iraque.

como em qualquer democracia, os locais de assembleia de voto serão divulgados à hora de abertura das mesmas.
todos os partidos poderam fazer a sua campanha normalmente, não realizando qualquer sessão pública de esclarecimento e ocultando as fotos dos seus candidatos para que estes não fossem alvo de nenhum atentado.
para evitar que os resultados sejam falseados, os mortos não serão considerados como abstenções.

os jornalistas e os observadores internacionais serão livres de cobrir o acto eleitoral a partir dos hotéis onde estão barricados.


depois de levar a paz a todo o território do iraque, os americanos cumprem agora a segunda parte do que prometeram aquando da invasão e destruição do iraque: eleições livres, justas e democráticas.


parece que se seguirá o irão.
o mundo ficará eternamente grato ao senhor bush, ao senhor rumsfeldt, à senhora rice e a todos os outros senhores e senhoras do governo dos estados unidos.

STRUTHOF

O post da T sobre Aushwitz fez me lembrar da visita que fiz a um campo de concentração em França.
Lembro-me de ter saído do hotel em Estrasburgo no meio de um ambiente alegre (éramos todos jovens inconscientes que não estavam preparados para o que iríamos ver), 50 km depois, chegámos ao campo de Struthof, na floresta negra.
Enregelada, a minha primeira impressão foi de ter entrado no cenário de um filme, de um filme frio e brutal.
se a visão daquelas barracas rodeadas de arame farpado com uma entrada ameaçadora,me assustou, imaginem, quando visitei os barracões, onde tudo está preservado como no tempo em que eram utilizados; e mesmo sendo aquele “apenas” um campo de trabalho,é claro que tinha um crematório e uma câmara de gás..
Um dos barracões foi transformado em museu, e é impressionante ver fotos de crianças presas, de luvas e candeeiros feitos de pele humana…
Lembro-me perfeitamente de a certa altura, estar a ouvir a descrição dos horrores que ali se passavam e do dia a dia dos prisioneiros, e não conseguir conter as lágrimas.
É claro que quando saímos daquela visita, saímos como se tivéssemos levado uma bofetada muito grande.
Uma bofetada de horror, que acho que muitas pessoas neste mundo precisavam de levar.



se quiserem ver mais fotos deste campo é so ir aqui

27 de janeiro de 2005

Os dias passam...

... e não tenho andado de mota. A culpa é da vaga de frio, claro!
Xô, vaga.... vai-te embora!

PP: Hoje, o vestuto Diogo Freitas do Amaral aconselhou o voto no PS. Deiam-lhe mais 8 anitos e ainda vai gritar pelo Bloco. Ahhh, camarada Feitas...

Também já 'tou pronta!

Luso, aqui vamos nós



Tautologia

Ter um sorrizo bonito e uns olhos doces é um trunfo.

(atender clientes hoje à tarde; o Sól entra-me magnificamente pelo gabinete)

IKEA (III)

O IKEA está repleto de "amores".

Ouvimos dizer

- oh amore

e esperamos...













esperamos...













esperamos...













e passados uns 30 segundos...













aparece o amore vindo de 50 metros de distância.

Os amorosos do IKEA gostam muito de falar uns com os outros deixando dezenas de pessoas de mapa na mão pelo meio da conversa. Eu oiço "amore", volto-me e vejo alguém a olhar para o meu mapa e não vejo mais "amore" nenhum. É claro que não vejo... o verdadeiro "amore" estava a 50, 100, 150 metros atrás com a cabeça debaixo de um abat-jour qualquer.

acabem lá com isso que quero fechar a tasca!!!!!!

IKEA (II)

O que eu mais gosto no IKEA é que recebemos um mapa ao início da viagem. E o mapa é muito fiável, concorda plenamente com a realidade topográfica do país. E a realidade topográfica concorda com ele.

Que maravilhosos os tectos altos do armazém! Que sofisticado o sistema de troca de moedas para os carrinhos de transporte de mercadorias! E o civilizadíssimo sistema de referência dos produtos, organizados por corredores e secções!... E a exactas descrições técnicas dos produtos... que maravilhas!

Ao IKEA só falta mesmo uma rede de metro. Se a tivesse, emigraria para lá.

Eu gosto muito de visitar o IKEA.
Vamos todos embora para o Grande Hotel do Luso?
O ABS está à nossa espera.
Despesas incluídas.

Profissão: Meteorologista

Os meteorologistas começam a exercer um fascínio e um magistério que até hoje eram deixados a poucas profissões. Os que eles dizem tem importância, as pessoas desejam ouvi-los (antecipadamente), interessam-se pelas suas previsões, adaptam-se aos seus comentários, têm esperanças ou preocupações conforme as suas declarações. E podem preocupar-nos ou aliviar-nos em relação a trombas de água, tempestades, frios e calores.

Que bom poder deixar toda a gente preocupada com uma tempestade daqui a dois dias e poder dizer duas horas depois que a depressão deslocalizou-se para outras bandas e haverá antes um sól magnífico! Gostava de exercer um poder assim!

Acho que os meteorologistas deviam escolher uma roupa de trabalho oficial, talvez com umas insígnias e é absolutamente imprescindível uma Ordem dos Meteorologistas.

Auschwitz

Foi o maior campo de extermínio existente.
O Exército Vermelho, quando invadiu o campo a 27 de Janeiro de 1945, encontrou apenas sete mil sobreviventes, que eram exactamente aqueles, que pelas suas condições debilitadas não conseguiram acompanhar os alemães na retirada.
Entretanto, já tinham sido mortas cerca de um milhão de pessoas.
Estes são os factos.Pensar neles e como foi possível acontecer uma situação destas, é bem mais complexo e doloroso.
Fico assim de palavra calada, só a olhar.
Arbeit macht frei





vinhas de uma infância
calada, febril,
pincelada a cal.
tudo em ti era estranho –
quando me amavas,
era como se o sumo do rio te escorresse da boca,
xaroposo.
mas o mais estranho
de tudo
era quando eu te olhava
nesses teus olhos azuis
riscado a pássaros:
era como se tudo o que eu soubesse de ti me ardesse no peito,
era como se nada mais houvesse no mundo
para além da lembrança do sol ajustada à tua sombra.


Querido Diário

Não não é o Nanni..Está frio, hoje.
Parabéns aos vermelhos e verdes.
Embora os vermelhos estejam mais sorridentes.
Queria pedir a todos alguma contenção no tamanho das fotos e imagens que postam , dado que o espaço no servidor é limitado.
Quando estiver todo ocupado, o blogue encalha.
E de barco encalhado, não reza a história.
Bom dia de frio.
Abeijos e braços.

26 de janeiro de 2005

Coda

O médico de família recomenda:
Para o Gasel e para o Carlos: omeprazol.
Para os outros: uma qualquer bebida alcoólica.
Gaita, que até eu fiquei nervoso.

Para a Lulu: que os futuros dias de hoje sejam os melhores.

Para a Luz: que o frio desta noite não enregele os cabeções de violoncelos nem emudeça a voz da música.

Para a JP: que o que fique de hoje seja o que saiu bem, que mortais somos todos, gatos incluídos.

Para os restantes, Tzinha à frente: um sono descansado.

Estarei ausente até Sábado. Se alguém quiser aparecer no Grande Hotel das Termas do Luso será bem vindo.

Fiquem bem.

O inacreditável do momento

Como é que o benfica conseguiu empatar este jogo...
Agora vale tudo!

O sofrimento do momento

Sim, foram 45 minutos de sofrimento.
E agora mais 30... estes são de borla!

O mistério do momento

Desapareceram misteriosamente 5 jogadores do meio-campo do Benfica. Há quem os tenha visto, nos últimos 45 minutos, no estádio da Luz mas é mera ilusão de óptica.
Se não fosse aquele da fotografia ali em em baixo - outro mistério -, estariamos em pleno pesadelo.
Então, vamos lá para mais 45 minutos de sofrimento... será?

the brotherhood of silly talks - the return, part 3 675

que a senhora margarida rebelo pinto tinha formação em marketing já todos sabíamos.
que a dita senhora era megalómana e um 'pouco' inconsciente do valor do que escreve também todos sabíamos.
agora que a senhora se tinha tornado esquizófrénica e se começava a reivindicar como messias salvadora é que ultrapassava os limites do imaginário.
aqui vos deixo umas pérolas das declarações da senhora rebelo pinto à imprensa espanhola a propósito do seu último opúsculo:

La escritora portuguesa Margarida Rebelo Pinto, que acaba de publicar en España su última novela, 'Alma de pájaro', dijo hoy que ha conseguido "poner a Portugal a leer". La autora, que ha vendido más de un millón de ejemplares de sus libros en el país vecino, explicó que hace cinco años el mercado editorial portugués estaba "agonizante".


"Desde entonces ha subido un 25 por ciento. Creo que he sido un fenómeno cultural y social y que he logrado democratizar la lectura. Mucha gente que antes no leía en mi país ahora lo hace, y esto es así, guste o no guste", sentenció. Asimismo, dijo que le gustaría ser el inicio de un cambio en las relaciones entre España y Portugal, dos naciones con la misma historia que "viven de espaldas".Para Margarida Rebelo escribir es como ser pianista. "Tienes que trabajar y trabajar de manera sistemática y al final, como me dijo una vez Lobo Antunes, se convierte en una droga dura. Es verdad cuando no escribo me siento inútil", señaló.A pesar de esto, la escritora confesó que no es perfeccionista y que cada uno de sus libros constituyen un paso adelante. "No tengo prisa. Lo importante es tener algo que decir a la gente. Pero yo tengo mucha suerte porque escribo lo que me apetece", dijo.

mas quando é que isto para?
esta gente ensandeceu toda?

A Lulu é....

A mais querida Lulu do mundo!
Parabéns minha querida!
E daqui a pouco, almocinho:)

Um Coto de Fada

Ainda por cima ensanguentado.

Bom dia...

... a todos e um muiiiiito especial beijo a alguém que, pelas suas qualidades, se torna invulgar: a minha amiguinha Lulu!

:-)

parabéns à nossa luluzinha

PARABÉNS LULU!!!!!!!!!

e não te esqueças que cada aniversário é um sinal de vida vivida e gozada.

goza muitos lulu :)


25 de janeiro de 2005

Chatices

Depois de ultrapassada tragédia do fim de semana, eis que surgiu outro problema. Agora é uma virose: o Bloodhound.Exploit.18 anda-me a por o computador marado e a cabeça em água.
Tirando isso, os dias continua a correr calmos mas rápidos. Como eu gosto!

PP: Amanhã é que é! Sim, amanhã é que vai ser… vão ver!


Olha que maleita…

Soube hoje que o Pedro Santana Lopes anda adoentado. Está engripado e, ainda por cima, tem uma hérnia inguinal.
Passado alguns minutos de ouvir isto, alguma coisa me começou a não soar bem: PSL… hérnia ingunal… não jogam um com o outro!
E, de repente, imaginei o PSL, com aquela sua fama de sedutor e conquistador, com aquele ar galante e cabelo à matador, aparecer perante a sua amada, nuzinho, com uma volumosa hérnia inguino-escrotal.
Ora isto não está bem. Parece muito mal… só faltava que usasse uma "funda"!
Então o homem não pode fazer uma operaçãozita?
Ou será que está em lista de espera?

Estou FELIZ!!!!

Vou ser tia AVó!!!!!!!
Parabéns à minha adorada Joana dos bichos e ao meu querido sobrinho Pedro.
Barnanézinho cresce depressa dentro da barriguinha da mãe!
Aqui para nós, vê se nasces menina!

Love the music, hate the man.

Justin Timberlake mandou, em 2003, fechar uma megastore Gucci ao público, para lá passear sozinho e gastar 16 mil dólares em acessórios: malas (para a namorada Cameron Diaz), óculos de sol, etc. Tem mais de 100 chapéus, e mais de 500 pares de ténis. É ouvido pelo mundo todo, tem dinheiro para seja o que for, e ainda não lhe ocorreu fazer algo de bom pelo mundo. Afinal as pessoas ouvem-no, seguem-no, mas isso ainda não lhe ocorreu. Será possível?

EXCLUSIVO DIAS QUE VOAM: Carta de Sigmund Freud a Pedro Santana Lopes

Exmo. Sr. Dr. Pedro Santana Lopes:

Eu sei que V. Exª. não quererá crer na minha análise. Posso, porém, assegurar-lhe que o meu método surge como o fruto de dezenas de experiências realizadas em adultos e crianças - sobretudo em histéricos e nevróticos mas também em normais - e do uso o mais judicioso possível
da minha razão, treinada na universidade, no consultório e no confronto extremamente duro (porém amável) com os meus críticos.

Após analisar os seus discursos, as suas atitudes, o modo como ao longo do tempo os seus tiques faciais têm evoluído; bem como após sopesar os seus "estados de alma" tão genuinamente expressos improvisadamente em directo pela televisão, as conclusões a que cheguei foram estas:

V. Exª. revela um inconsciente dominado, absolutamente dominado por aquilo a que poderei chamar de "recusa da maioridade". O seu inconsciente permanece no estado infantil. Os dados que utilizei para esta descoberta não me permitem em rigor enquadrar o seu inconsciente ao nível da primeira ou da segunda infância. Mas estou seguro de que toda a sua personalidade reflecte esse estado infantil. Dado que o seu super-ego tenta de algum modo, sempre frustrado, trazer o seu inconsciente para a maioridade, o resultado desta tensão é uma projecção da sua insatisfação íntima que se materializa ora na concepção de metáforas políticas que se viram contra o próprio autor (a incubadora) ora em ataques descabidos aos seus opositores políticos (Sócrates comporta-se como uma criança medricas).

Tentando usar palavras mais esclarecedoras, direi que é o carácter infantil do seu inconsciente que leva V. Exª. a defender-se dos seus críticos com o argumento de que não lhe deram liberdade ou espaço de manobra suficientes para mostrar os seus méritos, quando é factualmente verdade que, enquanto Primeiro Ministro suportado por uma maioria parlamentar, dispôs de espaço de manobra - poder - mais do que suficiente para revelar com autenticidade a sua qualidade política.

É esse carácter infantil que explica a sua fixação irritada no Presidente da República, ou seja, na figura política mais velha e, sob muitos aspectos, mais estável. O seu inconsciente estará porventura a passar apenas agora pelas agruras do complexo de Édipo e, daí, o seu rancor injustificadamente amargo para com o "pai" que lhe entregou o poder sem exigir o preço de umas eleições legislativas em Agosto de 2004. É esta fixação que o leva a desviar-se daquilo que seria o seu natural objectivo: atacar o líder da oposição.

É bem sabido que a curiosidade por todas as coisas e o desejo de apoderar-se delas é atributo da maioria das crianças. Com isto em mente e tendo em conta o meu diagnóstico, torna-se compreensível a tendência sistemática de V. Exª. por desejar todos os cargos (Presidente de Câmara, Presidente de Clube, Presidente de Câmara outra vez, Presidente de Portugal, Presidente de Partido, Presidente de Governo) num primeiro momento e por rejeitá-los ou não consumá-los inteiramente após se ter instalado neles.

Aliás, essa predisposição diletante para deixar a meio os mandatos terá sido determinante na adopção de políticas e atitudes arriscadas que poderiam ser tomadas como justificações para uma demissão do governo por parte do Presidente da República (o menosprezo pelo parecer da Alta Autoridade para a Comunicação Social a respeito do caso TVI/Marcelo Rebelo de Sousa, por exemplo).

A sua maneira de ser comporta também uma inveja (escamoteada) pelo "irmão mais velho": Marcelo. Tal como as crianças, é incapaz de admitir que haja alguém da família que, não estando ao nível dos pais, possa ser melhor, mais experiente, mais sábio e até mais alegre. Tal como nas crianças, pesa-lhe sobretudo o facto de que o irmão mais velho seja recebedor dos maiores carinhos e dos melhores elogios. Marcelo é inegavelmente mais popular do que Pedro. E quer pelos factores da idade, quer pelas causas inatas e adquiridas, Marcelo é em tudo melhor que Pedro.

A finalizar, menciono brevemente ainda outras facetas da similitude do seu comportamento com o das crianças. Constatei com algum pesar a sua aversão pela obediência a regras estabelecidas para todos, passando por baixo delas (o túnel do Marquês) ou por cima (o Casino), e o seu desprezo pelas críticas que com sensatez lhe eram dirigidas por uma larga maioria de pessoas (o mau gosto, a desproporção e o despesismo dos cartazes da "Lisboa mais Bonita"). Refiro também com algum desgosto que actualmente é muito mais frequente vê-lo em estado de birra do que em estado de boa disposição. Espero que isto não denote uma tendência de recrudescimento da sua "recusa da maioridade".

Saudações cordiais

Sigmund Freud

Previsão para um Possível Comentário de MRS acerca de PSL

Observando o que PSL tem dito nestes últimos dias, o que seria o comentário de MRS se ele comentasse, por exemplo, neste Domingo na televisão?

O que MRS poderia dizer (e que talvez lhe passe pela cabeça) é o seguinte:

PSL não deve passar uma tão grande porção do seu tempo a fazer ataques ao PR. Por três razões: a razão institucional: enquanto que os governos governam mal ou bem e o Parlamento vai sendo vítima e ou responsável do seu desprestígio, é bom que sobre um órgão de soberania que permaneça aos olhos dos portugueses como última instância da fiabiliade, da segurança e da estabilidade políticas. O sistema de governo português entrará definitivamente em falência quando até a instituição da Presidência da República deixar de merecer respeito. Mais, um PR, qualquer que ele seja, a ser criticado, não deve sê-lo da mesma forma com que se critica um opositor político.

Segunda razão e relacionada com a primeira: a razão eleitoral ou eleitoralista: o povo em geral admira e respeita os PRs, quaisquer que eles sejam. Acaba por fazê-lo, mais cedo ou mais tarde. A figura do PR é um pouco como a de Ministro dos Negócios Estrangeiros: o povo acaba sempre por lhes reconhecer qualidades e mérito. O PR é como o "paizinho" na psicologia política de uma boa parte dos portugueses. Atacar o "paizinho", qualquer que ele seja, faz cair o seu atacante nas más graças do povo.

Terceira razão e também relacionada com a primeira: a razão política substantiva e estratégica: o opositor de PSL não é o Jorge Sampaio nem o Marcelo Rebelo de Sousa, nenhum deles é candidato a ganhar as eleições legislativas. Portanto, atacá-los é apontar ao alvo errado. O que PSL tem de fazer é dirigir-se certeira e exclusivamente contra Sócrates.

Cinema Ibérico

O tema agrada-me. Gosto de ir ao cinema. Ver toda aquela gente tamanho gigante. O som envolvente e os vizinhos do lado a trocarem beijos. Claro que os putos a comerem pipocas incomodam, mas os intelectuais com ar de quem está a ver para além do que está no ecrã também. Quase que diria que incomodam mais. Ficam até à passagem das últimas letras, para descobrir quem é o responsável pela forma dos botões da blusa da artista das mamas de silicone. Confesso que não gosto de coisas dobradas. Nem filmes nem outras coisas. Mas como vou ao cinema apenas pelo ambiente nem chego a perceber bem que raio de idioma é que eles falam.
A esta altura já devem estar a pensar porque chamei Cinema Ibérico ao post. Eu digo-vos. Porque acho que nunca vi olhos tão cinematográficos como aqueles que a T me apresentou. E como quem tem tais olhos fala castelhano.... Não acham que é uma boa razão?

Alegrias breves.

O meu pc já não deita cheiro a borracha queimada.
Faz menos barulho.
Está de caixa fechada.
Foram dias de provações terriveis, para uma adicta como eu.
As trevas foram-se, que chegue o bendito frio.
As pequenas seguranças da vida são muitissimo tranquilizantes:)
Obrigada Huguinho:)

o tormento de ir ao cinema

Eu adoro ir ao cinema, mas cada vez mais acho que a maioria das pessoas não se sabem comportar durante uma sessão de cinema.
Aqui ficam umas pequenas sugestoes
1- Os filmes começam quando as luzes se apagam e começa o genérico
2- O cinema não é um café, por isso não é suposto nem palrar, mesmo que seja em modo sussurro, nem mastigar pipocas e afins duma maneira compulsiva
3- O telecoiso é suposto estar desligado, ou pelo menos no silencioso, não é nem para atender nem para mostrar o toque da moda
Se não se respeitarem estas pequenas regrinhas, o prazer solitário, mas que é colectivo transforma-se numa pequena selva de animais palrantes, ruminantes e com toques polifónicos, deixando assim de ser prazer.

Pois é... o Frajola

Ao andar por aí a espreitar, calhou fazer uma descoberta.
Nada de especial, é claro, que não sou dado a essas coisas.
Ora, desde há muito tempo, sempre que ouvia...
Avião sem asa, fogueira sem brasa Sou eu assim, sem você
Futebol sem bola, Piu-Piu sem Frajola Sou eu assim, sem você
... pensava: Frajola? Mas o que é que é isto?
Mas há sempre uma alma carisosa.
Querem saber? Então vão ver!

PP: O passado não interessa, já passou. Quarta feira é que vai ser! Vão ver...

24 de janeiro de 2005

Dia de dia normal

Logo de manhã ouvi isso de hoje ser o dia da depressão.
Dizia-me essa história o informático mais bem disposto que conheço, infeliz de não estar deprimido, enquanto tentava perceber o que tinha acontecido à minha placa de rede.
Eu não estava , nem estou nesse estádio, apenas um pouco irritada com o computador de casa e o de trabalho fliparem ao mesmo tempo. A ânsia de ver o blog trabalhava-me e corroía-me o espírito . A sorte é que durmo como uma santa,que não sou ,tendo a questão passado a menor quando puxei o édredon para cima e os gatos se enroscaram convenientemente.
Tenho o meu computador completamente desnudado e registei o evento A minha vida virtual ao léu.
Esta semana teremos um magnífico evento!!! Os anos da menina Lulu!
Dia 26 aceitamos presentes e mimos prá engenheira do ambiente mais querida cá do serviço:P
Outras coisas. Sim o frio, agasalhem-se, fiquem na mimanceira, não se cansem e tenham uma rica semana.
Nota: Ontem cozinhei caracóis!!! Daqueles do El Corte Inglés. Acho que vou melhorar:)


E nós gostamos do Tintin porquê?

Recomendo este blog do Assouline.
E este texto:)

"Tintin les écrase tous
Tintin est le personnage de bande dessinée préféré des Français. Ce n'est pas pour me vanter mais ça me fait plaisir comme s'il s'agissait de quelqu'un de la famille -en tout cas de ma famille de papier, mes héros portatifs et personnels. C'est le résultat d'un récent sondage de "Dimanche Ouest-France". Tintin arrive en tête avec 22%, talonné par Astérix (20%). Très loin derrière, à moins de 10% ce qui ne laisse pas d'être inquiétant quant au mental et à l'imaginaire de nos compatriotes, dans la meute des suiveurs, on trouve Lucky Luke, Gaston Lagaffe, Titeuf, Mickey et, légèrement au-dessus de zéro, ce qui est vraiment désespérant, Boule et Bill, Spirou, Cortese et Blake et Mortimer.Le détail de ce sondage est édifiant même s'il n'est pas surprenant : le profil du tintinophile est celui d'un individu de plus de 35 ans qui vote plutôt à droite ... Quand on songe que l'oeuvre d'Hergé (ou de Hergé, les deux s'écrivent, avis aux amateurs) est définitivement fermée depuis la parution du dernier album il y a 30 ans, puisque Hergé, contrairement à Edgar P.Jacobs ou Jacques Martin, a interdit qu'on poursuive son oeuvre sans lui, on se demande comment faire vivre une oeuvre close. Par des dessins animés, des films, des produits dérivés ? Ca ne suffit pas à entretenir le mythe. Alors ? La vérité est autrement plus simple : les Français qui ont aimé Tintin quand ils étaient petits n'ont pas lu d'autres BD depuis. Ils aiment Tintin, pas la BD, et à travers lui, leur enfance et leur jeunesse.

La République des Livres

09:45"

um poste de puto babado

ao abrir hoje o correio tinha este mail:


Querido amigo Carlos:

Gracias por el texto sobre la música sefardí.
Recuerdo perfectamente el día de la foto...Si quiere cualquier cosa, ya sabe donde tiene un amigo.
Saludos cordiales
Joaquin Diaz


escuso de vos dizer quanto babado fiquei.

e se já admirava este homem sábio, agora admiro também este homem simples.

longa vida ao nosso querido líder kim il-jong !!!!

de acordo com o querido líder kim jong-il, o cabelo longo tem efeitos prejudiciais para a inteligência, já que os nutrientes gastos pelos cabelos demasiado longos roubam a energia que poderia ser utilizada pelo cérebro.

mas para que não falte energia no cérebro do povo do querido líder, o mesmo determinou que os cidadãos norte-coreanos homens (será que as mulheres podem ser oficialmente burras, ou o crescimento do seu cabelo não utiliza os mesmo nutrientes do seu cérebro?) só poderão ter até 5 cm de cabelo, com excepção dos calvos que poderão ter 7cm por forma a que o penteado posso tapar parte da sua falta de ornamentos capilares e, provavelmente por a quantidade de cabelos a gastar nutrientes cerebrais seja manifestamente inferior aos não calvos.

o estranho aqui é que, sendo o presidente norte-coreano ostentador de uma pôpa que faria corar de vergonha o elvis ou qualquer outro rockabilly, o mesmo não ache que os nutrientes cerebrais utilizados para fazer crescer o seu cabelo não lhe retirem capacidades cognitivas.
ou sera que o cabelo dele utiliza os mesmos nutrientes que as mulheres norte-coreanas?
ou será que ele é uma mulher que sempre se disfarçou de homem porque o querido e amado líder kim il-sung nunca conseguiu produzir um filho varão?

ou será que estou a delirar?
ou ele....

o homem que inventou o 'bom dia'

o nosso primeiro mostrou este fim de semana a sua fase bipolar.

depois de se afirmar como um infeliz sofredor alvo de todas as perfídias e ataques dos seus inimigos internos, externos e em trânsito (a utilização duma canção do saudoso e excelente gonzaguinha feita a pensar no povo brasileiro alvo de uma ditadura fascista é o olimpo do mau gosto 'sofredor'), o nosso primeiro vem agora alternar esse estado de deprimência pura com o mais excitante e activo estado.

ao ser entrevistado na sua (esperemos que por pouco tempo) casa de são bento, ficámos a saber que foi ele que teve a ideia e convenceu o ministro antónio mexia a acabar com as scut's. coisa que este não queria, mas que ele o forçou a avançar com a medida. e que foi ele que teve a ideia e que forçou o ministro bagão felix a acabar com os benefícios fiscais, e que foi ele que teve a ideia e forçou a avançar que a nova lei do arrendamento e foi continuando por ali fora, só faltando mesmo afirmar que foi ele que inventou o 'bom dia'.

o 'gato fedorento' vai perder umas das suas melhores fontes de inspiração quando o nosso primeiro 'der corda aos patins' (coisa que o próprio inventou).

Gelo e escuridão ou como começar uma semana difícil

Vai estar um frio de gelar, segundo os metereologistas. Cachecóis, luvas e tudo o mais que houver. Fala-se de temperaturas perto de zero no litoral português, e até dez negativos no interior. Na meseta ibérica não sei, mas suspeito que deverá ser a mesma coisa. Imagino violoncelos de camisolas de lã, cachecol e um gorro enfiado no cabeção.

Hoje, segundo um investigador galês, é o pior dia do ano. Para mim não, que nunca faço quaisquer promessas de mudança. Já me chega a dificuldade de passar a escrever "05" nos papéis com data - durante Janeiro engano-me o tempo todo. Se alguém se sentir mais deprimido hoje pelos motivos descritos pelo ilustre professor de Cardiff recomenda-se uma bebida quente, preferivelmente com um pouquinho de álcool - um Irish coffee ou um grogue à boa maneira antiga, por exemplo.

A manhã de Lisboa está a ser de nevoeiro cerrado. Trânsito tranquilo, pelo menos por onde andei. Ao menos isso. A iniciar uma semana particularmente complicada, pelo que não deverei ser visto muito amiúde por estas bandas.

A canção que me anda a bater na cabeça desde há 24 horas: The Magnetic Fields - Papa was a rodeo. De um disco que quanto mais oiço mais gosto.


Inovações

Decidi por um mapinha no template.
Acho que dá uma sensação de, digamos, globalização!
Espero que funcione...

23 de janeiro de 2005

Um não fim de semana

Este fim de samana, é um daqueles que é um não fim de semana.

Ontem, o Back e o Feijão morreram. Em boa verdade, não temos bem a certeza se morreram. Desapareceram, mas é o mesmo... morreram.
Antes do almoço, penduramos a gaiola no pilar da varanda da cozinha, no calor do sol da manhã. Estavam contentes... cantarolavam, saltitavam e alisavam as penas.
Já depois do almoço, lembro-me de ter ouvido um barulho, como que algo a cair, lá para os lados da cozinha... mas não liguei muito.
A meio da tarde descobrimos a gaiola, no chão do quintal, meio-desmanchada e vazia, e umas tristes penas espalhadas em volta.
Há um forte suspeito, claro: o gato preto que passa a vida a rondar o quintal. O cabrão do gato não resistiu aos dois suculentos piriquitos. Vai pagá-las...

À noite, foi o que se viu. Não me quero lembrar disso...

Hoje, domingo, estou de banco.

Amanhã é segunda-feira.

Ainda sobre o diácono Louçã

Ontem estive a ver a tal peça maravilhosa do senhor diácono e fiquei maravilhada.
Como dizia a CFA e extremando o raciocínio Louçaniano, o homem deveria ficar caladinho porque nunca deu à luz,
Ou seja o verdadeiro ser do Louçã veio à superfície, tendo como o pressuposto que o PP é gay, logo não deve falar de família tradicional. Mas que abertura intelectual ,não? Pensava que o BE defendia os direitos dos gay... Mas nesse programa, de que já não me lembro o nome, dizia-se que a culpa dos boatos e personalização da vida dos políticos era culpa dos blogues e da internet. Quer-se dizer da modelar Inglaterra e EUA, onde basta um político dar uma queca mal dada para saír no dia seguinte nos jornais, a culpa já não é dos blogues. Ou será? E porque será que a liberdade da expressão das pessoas preocupa tanto o senhor "jornalista"? O boato, dizia ele, Mas sempre existiram boatos. E vão existir.
Temos bastantes maus políticos e em proporção os mesmos maus jornalistas e analistas políticos, porque ouvi tanta bacorada e lugares comuns como não ouvia há muito tempo. Só gostei, como gosto sempre, da CFA apesar do seu elitismo e nariz empinado. Mas a mulher é inteligente, tem referências e postura.
Termino a reflectir na célebre máxima "todos somos humanos" do Santana...Talvez ele se esquecesse de completar (mas uns mais do que os outros).
Viva o Orwell.
E mais um dia de preguiça quase absoluta:)
NOTA: Ainda tive a infelicidade de ver mais a tromba do Louçã em n programas. Irrita-me o raio do sacristão.Duh!


22 de janeiro de 2005

É muito bom não fazer nada ,mas absolutamente nada, no fim de semana.
Tomara mais dias destes. Falta um.


'eu sei o que é o sorriso de uma criança', disse o doutor francisco

'não me fale da vida, não tem direito a falar da vida', disse o doutor francisco.

'quem é o senhor para me dar ou não o direito de falar?', repondeu o doutor paulo

'o senhor não sabe o que é gerar uma vida. eu tenho uma filha. sei o que é o sorriso de uma criança', continuou o doutor francisco.

ainda não consegui fechar a boca de espanto perante tais pérolas de cultura política.

achar que alguém só se pode pronunciar sobre alguma coisa que já fez é o argumento de quem não tem argumentos.
é o argumento dos maus actores sobre os seus críticos;
dos maus plíticos sobre os seus opositores, dos maus escritores, dos maus profissionais.
das más pessoas enquanto pessoas.

todos nós já lemos críticas absurdas.
lembro uma, de um magnífico crítico musical português, que achava o segundo disco da tracy chapman péssimo porque ela falava dos pobres e desfavorecidos e até de amores perdidos e ela tinha um curso universitário e vivia dos rendimentos de cantora e nunca tinha morrido de amores e, por isso, não podia falar do que não vivia.
e o editor do jornal em causa achou por bem publicar tal crítica.

achar que alguém só se pode pronunciar sobre a interrupção voluntária da gravidez apos ter produzido um filho, faria retirar de cena a esmagora maioria da base de apoio eleitoral do bloco que o senhor doutor francisco dirige.
é como eu ficar impedido de dizer que o polga e beto deviam ser chicoteados pela forma como jogaram contra o nacional, porque eu não sei jogar melhor que eles.

mas se na músicaa e no futebol, ainda podemos (e devemos, a bem da sanidade mental!!) discutir ao estilo do western sparguetti, na política a coisa pia mais fina.
não há por-do-sol romântico com música de violinos e harmónica a acompanhar os finais de retirada gloriosa.

por uma razão estranha mas altamente louvável, nunca, mas nunca (com umas pequeníssimas excepções) se trouxe para a praça pública a vida privada dos nossos políticos (e artistas, de um modo geral).
se alguém gosta de homens ou mulheres, de meninos ou meninas (desde que tenham mais de 18 anos..) é coisa que, felizmente, nunca nos interessou.
se são casados ou viuvos ou solteiros ou juntos, é da vida de cada um.
mesmo que pela net passem alguns mails de gosto duvidoso, tal nunca chegou aos jornais e às televisões.
felizmente.

esta proclamação da superioridade moral das famílias 'tradicionais' sobre outras formas de vivência é do mais puro reaccionarismo que há memória em portugal.
nem o patriarca de lisboa já diz isto em público. felizmente.

e, se podíamos achar que isto foi um momento infeliz do doutor francisco, ficamos logo a saber que a quase generalidade dos mebros do seu bloco o vem defender e achar que ele até tem globalmente razão no que disse (o que entre outras coisas mostra que este bloco funciona como um bloco identicamente igual ao restante bloco partidário em que, por mais absurda que seja a afirmação do seu líder, ninguém tem tomates para discordar dela).

de acordo com o doutor francisco ficamos a saber que só se podem pronunciar sobre a interrupção voluntária da gravidez aqueles que já estiveram perante a decisão de a fazer ou não.
provavelmente, sobre a guerra, só os militares e as populações que sofrem com os bombardeamentos. e talvez as bombas que não tenham rebentado e ainda estejam en condições de falar.
sobre a pesca, os pescadores e os peixes.
sobre as touradas, ou toureiros e os touros.

esta pérola da nossa cultura política poderia ser pronunciada pelo papa, pelo general pinochet, por salazar, por franco...
e, pelos vistos, pôde ser pronunciada pelo doutor francisco.

esta frase faz corar de vergonha quem a tenha.
eu tenho.


não sei se ainda tenho forças para vos continuar a desejar um bom fim de semana.
mas espero que sim, que o tenham.
o sol está óptimo. não ha vento. um café junto à praia depois de almoço talvez nos faça bem.
e esquecer o doutor francisco.

sejam felizes, não obstante

gosto dos sábados, pela manhã

gosto deste ritual de comprar o jornal e ir ler para o café enquanto bebo sucessivamente dos ditos (excepto aquela parte quando me perguntam: 'mais um?'.... eu não quero mais um.. eu quero um!!!, posso é querer um várias vezes)

gosto de ler com os sons à volta.
as notícias que leio parecem mais credíveis porque vêm com sons e pessoas.

gosto de ver o jornal aberto sobre a mesa (obviamente não compro o expresso, porque precisava de 3 mesas para o ter aberto em cima delas).

gosto de sentir que leio o jornal sem ter que olhar para o relógio a ver quando se aproxima a hora de voltar a pegar no carro e percorrer os cem metros que separam o café onde leio o jornal da garagem do trabalho onde guardo o carro. (odeio esta parte absurda de pegar no carro por dois minutos a ouvir o sinal de não ter o cinto colocado....)

gosto dos sábados em que eu giro o meu tempo.

bom fim de semana a todos

21 de janeiro de 2005

Gripe e futebol

O país inteiro está ranhoso. Ben-U-Ron e lenços de papel serão os items mais vendidos no país durante este período. O quadro começa bruscamente, com umas impressões, seguindo-se tosse seca, calafrios, nariz entupido/pingão, dor de garganta e a sensação de se ter sido atropelado por um pelotão de fuzileiros. Famílias inteiras caem como peças de dominó. As crianças trazem para casa a gripe que os pais dos seus coleguinhas lhes deram para levar para a escola. As crianças só não têm falta porque a professora está em casa de molho.

Na minha Unidade tem sido um corropio. Responsáveis que somos (seis) por cerca de 11.000 pessoas, as consultas duplicaram. Já pensámos em pôr cá fora um cartaz dizendo: "Se tiver estes sintomas: [segue-se descrição acima] por favor tire uma das receitas abaixo, escreva o seu nome e vá aviar. Tome os medicamentos com doses abundantes de líquidos quentes e muito vapor de água. Boa sorte". Só ainda não o fizemos porque não temos tempo.

E é por isto que ainda não contei como fui com o meu filho no Domingo ao Estádio da Luz ver o Benfica dar quatro secos ao Boavista. O primeiro jogo de futebol da vida dele e a primeira visita de ambos à nova Catedral. Saímos a rir e a comer castanhas assadas. Esta noite fica para a história das nossas vidas.


Fases da Escrita

Cheguei à fase em que é fisicamente mais fácil para mim escrever através do teclado do que com caneta e papel. Escrever muito e rápido cansa-me a mão, muitas páginas A4 tornam-se mais fáceis de serem passadas a limpo ao computador do que à mão. Fiquei com a certeza disso hoje. Quanto ao trabalho de edição, para mim é já indiferente o papel ou o processador de texto. Mas com este, o trabalho vai apresentando desde o início um carácter definitivo que é animador. E além disto, o trabalho em computador tende a ser mais organizado: não ficam papéis que já não se sabe se têm ou não conteúdo por passar a limpo, ou meras ideias a aproveitar futuramente. Os textos vão sendo organizados à medida que são feitos. Mas no computador há também o risco da proliferação de ficheiros com versões diferentes ou o caso em que já não se sabe se estamos a trabalhar com o ficheiro mais actual ou com a penúltima cópia de segurança. Em todo o caso, teclar é já mais agradável e confortável para mim do que escrever com caneta. E quanto menos ficheiros por trabalho melhor!

Era um copo de Dão , se faxubôre

Olhem que bela noticia:D



Estudo diz que beber moderadamente ajuda idosas a manter capacidades mentais

O consumo diário de álcool, em quantidade moderada, ajuda as mulheres a preservar as suas capacidades mentais e funções cognitivas, à medida que vão envelhecendo, avança um estudo publicado no “Journal of Medecine”.

Seguindo de perto 12.480 mulheres com idades dos 70 aos 81 anos, desde há várias dezenas de anos, o estudo concluiu que as idosas que consomem diariamente um copo de vinho, cerveja ou álcool durante, pelo menos, quatro anos, têm 20 por cento menos riscos de verem as suas capacidades cerebrais diminuírem com o envelhecimento.

“Pequenas quantidades de álcool parecem ser benéficas para o cérebro”, salientou Francine Grodstein, do hospital Brigham, que coordenou a investigação.

Enquanto o forte consumo de álcool implica graves problemas de saúde, beber moderadamente ajuda a viver melhor e durante mais tempo, salientam os autores da investigação.

Vários estudos já mostraram os benefícios de um consumo moderado de álcool para o coração e para o sistema cardio-vascular mas poucos referiram um efeito positivo para o cérebro.

O álcool, ingerido em quantidades moderadas, parece proteger o cérebro como o faz com o coração, através da melhoria da circulação sanguínea, explicaram os cientistas que realizaram este estudo.

in Publico

belmiro de azevedo num buraco ou.. que tal verificarem a segurança?

ontem à tarde, no pequeno auditório do ccb, enquanto esperava pela sua vez de encerrar o encontro sobre a distruibuição em portugal, o engenheiro belmiro de azevedo caiu num buraco.

estava encostado a um pos pilares ao fundo da sala, que são curcundados por uma grelha que tapa uma vala com cerca de 1 metro de profundidade quando a grelha de abate e ele cai no fundo da vala.

tirando o facto de poder ser um acidente grave para o senhor belmiro.
tirando o facto de, se acontecesse algo de realmente grave ao engenheiro belmiro a economia portuguesa se resentiria (pelo menos na bolsa..) fortemente...

QUE TAL VERIFICAREM A SEGURANÇA EM TODO O AUDITÓRIO ANTES DE FAZER UMA CONFERÊNCIA QUE REUNIA TODOS OS PRINCIPAIS NOMES DA DISTRIBUIÇÃO EM PORTUGAL?????

é preciso um desenho????????
Queridos e minhas queridas olá de novo aqui estou eu e eis-me que de repente se me pareceu estar em Badajoz olá olá que aqui tudo fala espanholês e logo recordei os recuerdos de espanha tipo caramelos de pinhão e latas de pessego e ananás em calda mais os chocolates tudo mais barato e até pensei vestir uma saia rodada vermelha e tocar castanholas e tudo era um belo número para o meu etelberto saborear coitado quando chega estarrecido de forças lá do bombeiral que é força da paz muito exigente e muito avassaladora e estava eu dizendo vi que temos a senhora Dona Luz que toca viola e parece muito simpática e viva não desfazendo das outras moças gosto muito das espanholas são muito alegres e cantam e pintam-se e dizem asneiredo e também dos espanhóis que não são como os maricas de cá que nem sabem dar um apalpão nem uma assobiadela nem nada que canastrões uma pessoa ao menos vai a Espanha e chovem piropos pela rua fora e é uma alegria muito gosto em tê-la aqui com os presentes e ausentes Dona Maria da Luz e olhe dizem que eu sou uma seguidora dese Saracoiso que teve bilhete de chamada aí pra nuestros hermanos antes lá do que cá que o homem é um broche mas daqueles requentados e engasgados.
Também gostei daquela senhpra ou menina que deve estar a tirar um curso por correspondência de sexologia e agora chegou à parte prática mas que aquilo entusiasma para a coisa até entusiasma e tudo o que entusiasme é bom para o negócio não é que ele esteja fraco não senhor mas tudo o que servir de incentivo convém e já agora se necessitar de adereços para variar as suas actividades contacte aqui a sua amiga Frutuosa dos Adereços que lhos forneço ou usados e a preço muito módico ou por catálogo e a prestações e como só foi uma visita de médico beijo as mãos aos meus queridos médicos Doutores encartados ABS e Gasel e ao meu querido carlos dos corais que canta como um rouxinol e aos meus queridos meninos e meninas e ao sr dr advogado Sombrinha que anda muito desaparecido e à Dona T que apesar do mau feitio enfim podia ser pior e prontos e beijos e vou-me à labuta que nada como uma quecazinha num quarto ensolarado depois do almoço que foi arroz de pato e agora a seguir depeno-o e eis-me a ir-me.
Onde está a Luz da nossa vida?
Não escreve, não diz nada...mistério!

Ying & Yang

Entre o que de maravilhoso que vida nos dá, uma delas é ver os nossos filhos a crescer, a descobrir e a aprender. Vê-los, a sorrir ou a chorar quando, pouco a pouco, experimentam tudo o que os vai tornando naquilo que um dia irão ser.
Mas, entre coisas terríveis que a vida nos traz, uma das piores é descobrir, nos nossos filhos, os pequenos e grandes defeitos que conhecemos em nós. E sentir, quase impotentes, que irão cometer os mesmos erros de que um dia nos arrependemos.

PP: Rendo-me, pronto!... Rendo-me ao Carlos... Mas por pouco tempo.

PPP: Já aqui o disse, mas volto a repetir: gosto muito da Tasca e do Blog Caliente

Passo a divulgar

Caro blogueiro

No âmbito da cadeira de "Média, Públicos e Audiência", do Mestrado em
Ciências da Comunicação, vertente Organização e Novas Tecnologias da
Faculdade de Ciências Humanas, da Universidade Católica Portuguesa,
estou a realizar um estudo denominado "Blogues - experiência
portuguesa", sobre blogues em portugal e principalmente sobre os
hábitos de actualização, leitura e comentário dos seus editores.

Neste sentido, gostaria de contar com a sua colaboração para a
realização deste estudo através do preenchimento de um questionário no
endereço:
http://vds-278117.amen-pro.com/blog.php

Muito Obrigado

20 de janeiro de 2005

Os meus dedos ensinam-me o caminho de ti. Precederam-te.
Mas gosto sobretudo, quando te sinto chegar. Tento nunca estar em lugares óbvios. Ouço-te e de repente, o silêncio. Vens-te a mim silenciosamente. Então jogamos o jogo que nos der vontade.
Dá-me prazer que me retorças , me vires e revires, num afogueado de palavras e de suspiros, num crescendo de surpresas. Que me estiques o dedo e eu saiba para onde ir e o que fazer. Derretes-te em mim de todas as maneiras.Conservo os cheiros, os aromas, a tesão.
Vou sonhar sonhos de frutos proibidos, a imaginar que novos prazeres se podem adicionar.
A minha avó ensinou-me que fazer marmelada é um processo moroso e prazenteiro. De igual forma ensinou, sabe-se lá como, o meu corpo a gostar de foder .
Porque se complica tanto o sexo?
Ai sim, o sono. O sossego e a paz absoluta. Quem complica, não sabe o que não ganha.
Estou de sorriso perdido nos lábios. Absolutamente langorosa, voluptuosa e cheirosa...
Absolutamente eu.




Parabens outra vez ao Eugénio

Embora já tenha sido devidamente recordado ontem, as palavras deste homem, têm este condão de me derreter as entranhas, e fazer-me ficar assim, assombrado e quieto.

As Frágeis Hastes
Não voltarei à fonte dos teus flancos;
ao fogo espesso do verão
a escorrer infatigável
dos espelhos, não voltarei.
Não voltarei ao leito breve
onde quebramos uma a uma
todas as frágeis
hastes do amor.
Eis o outono: cresce a prumo.
Anoitecidas água
sem febre em fúria em fogo
arrastam-me para o fundo.
E.A.

Mudando radicalmente de assunto

Então e o nosso jantar de Reis?!?!?!
Que se arrisca a ser jantar de carnaval ou páscoa... mas não importa!
Sai, ou não?...


pp: será que temos que fazer um referendo sobre a data?! ;)

joaquin diaz e a música sefardita


a música sefardita é a musica da tradição judaica ibérica, diz-se

a música sefardita é música popular da península, no século xvi, e que os sefardís guardaram na memória até aos dias de hoje, digo eu

quando os judeus foram expulsos da península levaram com eles, juntamente com a chave da porta das casas que foram forçados a abandonar (tal como fizeram mais recentemente os palestinianos obrigados a abandonar as suas casas na cisjordânia e partir para o exílio), as suas tradições e as memórias das terras que abandonavam.

uma das coisas que levaram foi a música que se cantava na peninsula.
não a música religiosa, mas a música popular.
no seu caminho por marrocos, turquia, ou norte da europa, os sefardís (ou 'da península') guardaram esta tradição de gereção em geração.
nos anos 60 do século passado (soa estranho isto de dizer anos 60 do século passado...) houve alguma preocupação de tentar reunir estas músicas dispersas pelas diversas comunidades sefardís e foi, principalmente nas comunidades de marrocos e da turquia, por serem minoritárias e, consequantemente mais fechadas, que se encontraram mais vestígios desta imensa tradição.
ao judeus da península se deve o facto de hoje podermos saber como seria a música popular desse tempo, uma vez que apneas existem registos escritos da música escrita pelos monges, padres, ou músicos à igreja ligados.
a esmagadora maioria das canções sefarditas são canções de amor, outras são os tradicionais romances que nós conheços de um modo ou outro.
nenhuma é o que poderíamos chamar uma canção 'judaica'.

a primeira pessoa que ouvi a cantar uma canção sefardita foi joaquin diaz.





joaquin diaz é um daqueles quase absolutamente desconhecidos em portugal e quase absolutamente ignorados na sua espanha.
o que joaquin diaz fez pela música tradicional das várias nações e povos de espanha pode ser comparado ao que o alan lomax fez nos estados unidos (e mais alguns sítios..), o a.l.lloyd no reino unido, o josé afonso (na sua versão 'cantos velhos, rumos novos') em portugal.
por estranhas razões, qualquer destas imensas personalidades caíu no esquecimento (no caso do josé afonso é injustamente esquecida a face de recupareção e divulgação na música tradicional portuguesa).

o joaquin diaz gravou mais de 100 canções sefarditas e abriu caminho para muitos outros cantores (dos quais a espanhola rosa zaragoza e a brasileira fortuna serão talvez as mais representativas).
com um respeito enorme pelas versões originalmente recolhidas e com um trabalho de divulgação notável que se estende a tudo o que fez e divulgou, joaquin diaz merece um lugar no pequeno grupo dos que merecem as unanimidades.



em jeito de post scriptum, segue uma das canções mais bonitas da tradição sefardita, que aprendi a cantar com harmonização de paul ben-haim

tres hermanicas eran,blancas de roz
ay, ramas de flor
tres hermanicas eran,tres hermanicas son
las dos eran cazadas, blancas de roz
ay, ramas de flor
las dos eran cazadas,la una se deperdio

su padre con verguenza, blancas de roz
ay, ramas de flor
su padre con verguenza, a rodes l'anbió

en medio del camino, castillo le fraguó
varón es que lo supo, blancas de roz
ay, ramas de flor
varón es que lo supo, a la mar ya se echó
a la mar ya se echó

19 de janeiro de 2005

Precisão histórica

O direito de voto nos EUA foi consagrado pela XV emenda da Constituição Americana em 1870 que dizia "O direito de voto dos cidadãos dos Estados Unidos não poderá ser negado ou cerceado pelos Estados Unidos, nem por qualquer estado, por motivo de raça, cor ou de prévio estado de servidão". Foi um dos primeiros países a reconhecer o direito de voto aos negros.
O que ocorria nos anos 60 era o chamado segregacionismo que resultou de uma interpretação enviezada da XIV emenda e que permitiu, nos estados do sul, que as práticas segregacionistas nos serviços públicos não fossem consideradas inconstitucionais, desde que os serviços prestados a negros e a brancos tivessem a mesma qualidade. A chamada doutrina "Separados, mas iguais".

Rotinas

Por mais que me esforce, o correr dos meus dias acaba sempre por ser uma interminável sucessão de rotinas. Mesmo as fugazes tentativas de fuga à rotina acabam-se por tornar meras rotinas de escape.
Eu sei... o problema está em mim. De certeza!

Lembrei-me disto hoje, após uma das minhas mais miseráveis rotinas, a sesta no sofá ao fim da tarde. Deixei-me dormir com o pé em cima da braseira e deformei a sola de borracha dos meus sapatos novos. Os meus sapatos novos! Sim, aqueles que comprei há 3 meses...
Se não me acordassem, ficava com o pé feito num tição.


Demagogia e Luta

A demagogia é não fazer o menor esforço para compreender a realidade, enquanto que se diz mal dos políticos e bem do povo. O povo e os políticos não são de raças diferentes e o povo também vota, por exemplo, no Hitler. O povo também faz e defende o que está mal e é injusto desde que lhe convenha. Cada sector do povo defende o seu interesse para mal da justiça e quase todos os sectores do povo têm interesses injustos. O resultado é este equilíbrio em que eu não critico os outros para que eles não me critiquem a mim e nada se muda. Fica tudo na mesma (péssimo) e então dizemos que a culpa é dos políticos quando os políticos limitam-se, de facto, a fazer exactamente o que o povo quer: não mudar rigorosamente nada de nada e fazer política em função de sondagens. Políticos e povo são exactamente o mesmo. Alguma coisa mudará para melhor quando as pessoas votarem e ou exigirem não em função dos seus interesses mas em função do que é justo, quando as pessoas forem capazes de defender ideias contra os seus interesses mas em favor da justiça.

Em democracia, lutar não é fazer greves e manifestações e cortes de estrada e abaixo-assinados e andar à tareia com a polícia. Quem luta dessa forma não consegue nada e é muito bem feito que não consiga nada. Lutar é o estudante pobre estudar a sério sem ter como desculpa para as más notas o facto de ser pobre; é o trabalhador trabalhar mesmo e ter talento e coragem para se tornar pequeno empresário ou ter talento e esforço para estudar à noite e aumentar as possibilidades de ser promovido merecidamente ou mudar merecidamente para um emprego melhor; lutar é o pequeno empresário que tem sucesso com um restaurante decidir abrir outro restaurante em vez de comprar um mercedes para o filho; é o filho do grande empresário estudar para multiplicar a riqueza do pai em vez de se limitar a viver às custas dela.

As excepções que talvez tenham direito a ir para a rua manifestarem-se não contra os políticos mas contra o resto do povo, a quase totalidade do povo são: as mulheres de 60 anos que lavam o chão nas escolas públicas mas que não são funcionárias públicas e que portanto não vão ter reforma de 100% nem têm acesso à ADSE nem se podem reformar por motivo de saúde apesar de terem todos os motivos de saúde para se reformarem; os doentes graves que nem recebem dinheiro para serem tratados em hospitais privados nem recebem um tratamento atempado e de qualidade nos hospitais públicos; os deficientes físicos e mentais e as suas famílias, tanto as pobres como as ricas.

Querem colectivismo, comunismo, planificação e dirigismo? Querem menos privatizações, mais empresas públicas, RTPs, RDPs e CGDs? Querem mais funcionários públicos e com mais privilégios ainda? A porta da Coreia do Norte está aberta! Vão para lá e divirtam-se e queixem-se que foi uma pena que Portugal não se tenha transformado na Coreia do Norte no pós 25 de Abril! Queixem-se deste capitalismo odioso que força as pessoas a trabalhar e os empresários a competir e que não tem meias medidas para aqueles que não se esforçam não sendo funcionários públicos e que nos torna tão diferentes desses países maravilhosos que são a Coreia do Norte e Cuba e já agora a magnífica Albânia!

Do email da Errezinha..uma delícia.

News flash!
Fire Destroys Bush Presidential Library
WASHINGTON
A tragic fire on Monday destroyed the personal library of President George W. Bush.
Both of his books have been lost.
Presidential spokesman Scott McLelland said the President was devastated, as he had not finished coloring the second one.

parabéns eugénio

a palavra depurada no limite
fundida no objecto dela
uma só e ela mesma

simples como uma tarde de agosto
pura como um seixo por milhões
de litros de água pura polido

parabéns eugénio

A todos os odeiam o economicismo tanto como amam o Zé Mário Branco

FMI, José Mário Branco

Para o Ricardo e Tiago

se perguntares um número de telefone a um economista, ele nunca te dá o número, dá-te uma previsão

a sedes publicou um estudo onde se afirma que portugal está a passar a pior crise dos últimos 30 anos.

o doutor miguel cadilhe propôe uma série de medidas (entre as quais vender o ouro) para resolver de vez o que nunca foi feito, porque portugal está na pior crise depois do 25 de abril..

o dr medina carreira, mais o dotour bessa, mais o doutor beleza, mais os doutores todos economistas dizem e repertem até à exaustão o mesmo...


há um estranho fenómeno de amnésia nas pessoas.
independentemente de estarmos mal (e quem se dá ao trabalho de me ler sabe bem que acho isso), vamos por partes:

estamos na pior situação dos últimos 30 por termos um déficit de 5% (estou aqui a retirar as receitas extraordinárias, pare sermos rigorosos quanto à verdadeira dimensão so problema)?

e quando esse valor tinha 2 dígitos?.. estavamos melhor? (lembram-se que apenas tivemos valor abaixo diso... no primeiro governo do eng. guterres?... sim nesse mesmo...)

estamos com uma taxa de desemprego que atinge os 7%... é a maior dos últimos 30 anos?.. e quando tinha 2 dígitos?

e quando tivemos o fmi a fiscalizar todas as contas e o estado estava em estado de insolvência?

30 anos faz-nos recuar ao ínicio de 75.
então o 5º governo provisório era melhor que este?

estamos na pior crise dos últimos 30 anos porque estamos a crescer abaixo da média europeia e apenas una míseros 1,qualquer coisa.
e então os anos que baixamos o pib?

e depois....

TODOS estes senhores passaram pelos diversos governos!!

se sabiam tão bem como mudar... porque que raio não mudaram?
o dr. cadilhe aprendeu agora? o dr. joão salgueiro descobriu agora? o medina, o bessa, o mateus, o beleza.. todos... viram agora a luz?????
se sabiam porque não fizeram?
podemos processá-los por negligência activa?

os senhores que se juntam no convento do beato para defender a manutenção dos centros de decisão das empresas em portugal não são os mesmos (um boa parte deles) que venderam as suas empresas ao capital estrangeiro?
a quem vendeu o dr. carrapatoso a telecel?
a quem vendeu o dr. roquete o totta?
a quem vendeu o dr. jardim o bcp?
a quem venderam a central de cervejas depois de reivindicarem que devia estar em mãos nacionais a marca sagres?
e metade de unicer...
e.....

não há pachorra para ouvir estes senhores virem clamar que o que foi feito foi mal feito, quando quem fez foram eles!!!!!!!!


obviamente que estamos mal.... mas se os critérios de convergência estivessem limitados a 5% éramos os melhores do mundo.

como se costuma dizer....
se perguntares um número de telefone a um economista, ele nunca te dá um número, dá-nos uma previsão

Parabéns Geninho!

Parabéns pelo dia de anos, continua a escrever. Precisamos de ti.

«As palavras interditas» (1951),

Os navios existem, e existe o teu rosto
encostado ao rosto dos navios.
Sem nenhum destino flutuam nas cidades
,partem no vento, regressam nos rios.
As palavras que te envio são interditas
até, meu amor, pelo halo das searas;
se alguma regressasse, nem já reconhecia
o teu nome nas suas curvas claras.
Eugénio de Andrade

Tentações (triz)

Foi no domingo que, durante algum tempo, julguei que me ia libertar do vício.
No domingo, por algum tempo, senti-me autenticamente feliz e capaz de enfrentar tudo.
Neste domingo, acreditem, imaginei uma outra vida mais livre, mais saudável, sem dependências.
Mas, após algum tempo, não resisti e cedi à tentação.
O meu telemóvel estragou-se.
Comprei outro...

PP: Ontem foi feriado nos EUA (os tais...). Na terceira segunda-feira de Janeiro comemora-se o aniversário do nascimento de Martin Luther King. A 15 de janeiro de 1929.



18 de janeiro de 2005

Sexo puro e duro é a coisa que me faz mais feliz de momento. Abstraír de merdas que nos martelam a cabeça. Foder com ganas de ser fodida. Estralhaçada.
Com o calor dos orgasmos esqueço tudo e caio na sonolência própria de quem está aplacada com o mundo. Gosto de ser básica nesta troca de prazeres.
Sentir-me sair fora dos limites. Sintetizar só o que os sentidos nos devolvem.
Ai é bom foder.
Não, não é a História d´O. Por enquanto. Sinto-me completada.

Multi Comments (5)

Os americanos são imperialistas. Tecnicamente (imperialismo "clássico") talvez não sejam porque não colocam em cada país um cidadão americano como governante e não passam a incluir nas fronteiras nacionais as fronteiras do território conquistado. Mas colocam alguém da confiança deles e que eles escolheram e impuseram à força. É como se no século XVI o Reino de Portugal, dos Algarves e dos Eteceteras escolhesse um indiano para vice-rei da Índia em vez de um português.

A pior coisa da natureza humana não é a ignorância. Esta é a quarta. A pior é a maldade, a segunda é a estupidez, a terceira é o desprezo pelo conhecimento (num sentido amplo) e a quarta é a ignorância.

Não gostei que o Mário Soares fizesse campanha eleitoral no programa Prós e Contras. Foi uma das raras vezes, foi a primeira vez no tempo recente e que eu me lembre, que num debate televisivo os representantes da direita (se consideramos que o PSD é de direita...) eram em maior número do que os da esquerda.

A "desculpabilização por alargamento da responsabilidade" é das coisas que mais me incomodam. Odeio mesmo. Hoje, a Odete Santos no SIC 10 Horas com a Fátima Lopes a dizer que fumar é uma doença social! Fumar, se for doença, é doença individual: dos indivíduos que livremente decidem fumar e dos indivíduos que contra a sua vontade fumam o fumo dos outros! Ao se falar em "doença social" até parece que os fumadores não são responsáveis pelos cigarros que fumam! Até parece que os não fumadores é que ainda vão ter de se responsabilizar pela saúde dos fumadores (bem, isto de facto e em certa medida já acontece).

Voltando ao imperialismo americano, não percebo porque é que a Europa esquerdista era tão favorável ao Bill Clinton. Ele manteve exactamente o imperialismo americano como vinha desde finais da Segunda Guerra Mundial: as intervenções militares, as ingerências na vida política de Estados soberanos por meio da CIA, os bombardeamentos sobre o Iraque a torto e a direito, a repugnante intervenção na Sérvia, o apoio seleccionado a terroristas, etc., etc.. Porque será que se critica agora mais o imperialismo americano do que no tempo de Clinton? Será porque o Bush é de direita?

O imperialismo de que falo é político com consequências económicas. O imperalismo cultural é outra história que daria um post. Por agora, digo apenas que esse imperialismo não existe.

Também já tinha dito que o Saddam era "menos ditador" do que uma série de ditadores daquela zona. E o país era mais moderno (mulheres nas universidades e com empregos, Estado laico, etc.). Se fosse um ditador extremamente mau, essa seria uma razão adicional para não fazer a guerra que se fez contra o Iraque: para remover um líder ditador não é necessário destruir a quase totaliade da economia de um país.

O lápis do IKEA é mesmo pequenino coitadinho!

Era bom que Espanha devolvesse Olivença. Era bom que Portugal oferecesse Barrancos a quem quisesse. Era bom que Portugal vendesse a Madeira ao Estado composto por regiões "autonómicas" que era a Espanha. Era bom que Portugal tivesse um Aznar que foi um dos melhores primeiros-ministros que a Europa teve nos últimos 25 anos.

Coisas e loisas

Ouvi a senhora alemã da Buchholz a falar na Televisão . Estava contente, por muitos antigos clientes terem voltado à livraria. Atribuía o decréscimo de vendas à Amazon e à Internet. E se calhar tem razão.
Outras razões haveria. A zona está desertificada culturalmente. Não há lugar para estacionar.
Numa coisa estive também em desacordo. A senhora dizia que só comprava pela internet, quem sabia exactamente o que ia comprar, tipo pesquisas científicas ou bibliográficas precisas. Mas cada vez mais se torna apetecível descobrir pela net os nossos gostos e seguir as pistas, que a Amazon sabiamente semeia. E se as sabe semear...O meu Visa é que se lixa.
Hoje fui a um sindicato. Em alguns lugares, o tempo parou nos anos oitenta. Que desperdício de espaço, dinheiro e energias. Vagamente vi passar uns senhores engravatados, com roupinha de pronto a vestir manhoso, entre uns barbudos com malhas desengonçadas.
Devia ser bom ter um sindicato que efectivamente servisse os trabalhadores. Era bom,não era?
Vou poupar-vos à história do pescador taxista. Fiquei a saber imenso sobre peixe, enquanto ele remava pelas ruas de Lisboa.
Mas o que de facto interessa, é que com sol Lisboa fica mais bonita.
Abeijos.

programa para as próximas noites....




o crux ave, spes unica e super flumina babylonis– giovanni p. palestrina, (1525-1594)

mariam matrem – anónimo da escola de montserrat , (sec. XIII-XIV)

salve regina – juan cererols , (1618-1680)

angelis suis, sanctus e benedictus e dextera domini – josef gabriel rheinberger, provavelmente o único compositor que o lichtenstein deu ao mundo...mas que toda a gente conhece como alemão.. ( 1839 – 1901 )

domine, hominem non habeo, opera quae ego facio, pia et dolorosa, Ille homo, cum facis eleemosynam e Memento homo - Diogo Melgaz ( 1638 – 1700 )

ascendit deus – peter philips (1561-1628)

timor et tremor - orlando di lassus (1532 - 1594)

tudo isto intercalado com uma messe a-dur (esta messe a-dur faz lembrar uma purga laboratorial querquer...) do bach pai que ontem substituiu o magnificat do bach filho.

a coisa até que promete....

17 de janeiro de 2005

Este sim, é lindo!

Marcou ontem um golo, depois de dois longos anos de forçada interrupção.

PP: Não sei se o reconhecem, mas é o tal rapaz da carrinha SLB.

Months of war that ruined centuries of history

De facto, e como o Carlos afirmou, as ruínas de Babilónia sofreram, segundo relatórios preliminares de especialistas do departamento do Oriente Médio do British Museum, "danos substanciais" durante os últimos dois anos. Esses danos foram causados pela ocupação por tropas militares (não só americanas, mas também polacas) e a sua real extensão e eventual recuperação deve ser avaliada em estudos subsquentes.
Embora os especialistas reconheçam que a primeira ocupação de tropas serviu para evitar a pilhagem generalizada que ocorreu depois da guerra, e que afectou sobretudo o Museu Nacional e a Livraria Nacional de Bagdad, apontam que a utilização intensiva das ruínas como base, e por um período tão longo, revelou-se extremamente grave para a preservação de um local arqueológico de tamanha importância.

Condeno, claro, tamanho acto de barbárie contra um património único e que é de todos nós. Nunca devia ter acontecido, nunca devia ter sido permitido por quem o podia não permitir. Mas não é novo e reflecte, em minha opinião, o que existe de pior na natureza humana: a ignorância.
Já o que me parece exagero é apontar este acontecimento como um exemplo do imperialismo americano. Já uma vez aqui disse que, em boa verdade, o imperialismo americano não existe. Os EUA limitam-se a desempenhar o seu papel no mundo, o tal papel de "polícias" para o qual foram empurrados, fruto de diferentes condicionantes históricas e económicas. E desempenham-no, umas vezes bem, outras vezes mal. E desempenham-no, apesar de tudo, bastante melhor que outros no passado.
E o que me parece muito desajustado é comparar este acto à destruição dos Budas de pedra de Bamiyan. Nesse caso foi uma clara opção de Estado, tomada e executada por motivos ideológicos, culturais e religiosos.

PP: Não deixa de ser curioso que seja logo a capital dos primeiros "imperialistas" do mundo, a ser a vítima dos actuais "imperialistas"… Um reencontro da história.

PPP: Os velhos senadores da nação estão a discursar, todos juntos, na RTP1. Porra, a situação deve ser mesmo grave...

Miguel Torga - 12/08/07 - 17/01/95

Juventude

Seu puro entusiasmo de criança
Durou-lhe enquanto teve coração.
Cada hora trazia a nova lança
Para a nova ilusão.

E a sua vida foi como um cinema
De façanhas perdidas.
Comoventes imagens coloridas
Dum Quixote de trágica figura.
Saltos vãos sobre o abismo,
De loucura
E lirismo.


Miguel Torga. Nihil Sibi. Edição de autor:Coimbra; 1948.

IKEA (I)

As fitas métricas deles são muito prestáveis para medições penianas.

super flumina babylonis algures num subterrâneo de lisboa, com o francisco d'orey

O Ídolo

É sempre bom ver um conterrâneo ganhar alguma coisa. O Sérgio Lucas ganhou os Ídolos.
Parabéns!


A Nau Catrineta


Lá vem a Nau Catrineta
Que tem muito que contar!
Ouvide agora, senhores,
Uma história de pasmar.
Passava mais de ano e dia
Que iam na volta do mar,
Já não tinham que comer,
Já não tinham que manjar.
Deitaram sola de molho
Para o outro dia jantar;
Mas a sola era tão rija,
Que a não puderam tragar.
Deitaram sortes à ventura
Qual se havia de matar;
Logo foi cair a sorte
No capitão general.
- "Sobe, sobe, marujinho,
Àquele mastro real,
Vê se vês terras de Espanha,
As praias de Portugal!"
- "Não vejo terras de Espanha,
Nem praias de Portugal;
Vejo sete espadas nuas
Que estão para te matar."
- "Acima, acima, gageiro,
Acima ao tope real!
Olha se enxergas Espanha,
Areias de Portugal!"
- "Alvíssaras, capitão,
Meu capitão general!
Já vejo terras de Espanha,
Areias de Portugal!"
Mais enxergo três meninas,
Debaixo de um laranjal:
Uma sentada a coser,
Outra na roca a fiar,
A mais formosa de todas
Está no meio a chorar."
- "Todas três são minhas filhas,
Oh! quem mas dera abraçar!
A mais formosa de todas
Contigo a hei-se casar."
- "A vossa filha não quero,
Que vos custou a criar."
- "Dar-te-ei tanto dinheiro
Que o não possas contar."
- "Não quero o vosso dinheiro
Pois vos custou a ganhar."
- "Dou-te o meu cavalo branco,
Que nunca houve outro igual."
- "Guardai o vosso cavalo,
Que vos custou a ensinar."
- "Dar-te-ei a Catrineta,
Para nela navegar."
- "Não quero a Nau Catrineta,
Que a não sei governar."
- "Que queres tu, meu gageiro,
Que alvíssaras te hei-de dar?"
- "Capitão, quero a tua alma,
Para comigo a levar!"
- "Renego de ti, demónio,
Que me estavas a tentar!
A minha alma é só de Deus;
O corpo dou eu ao mar."
Tomou-o um anjo nos braços,
Não no deixou afogar.
Deu um estouro o demónio,
Acalmaram vento e mar;
E à noite a Nau Catrineta
Estava em terra a varar.

Almeida Garrett, Romanceiro
Dedicado a quem nunca teve de recitar este poema na escola.

super flumina babylonis

1 Super flumina Babylonis, illic sedimus et flevimus, cum recordaremur Sion. 2 In salicibus in medio eius suspendimus citharas nostras.


sobre os rios que correm na babilónia, recordaremos sião. e no meio dos salgueiros suspenderemos as nossas cítaras.


sobre os rios que correm na babilonia lembraremos babilónia a magnífica.
sobre os rios que correm na babilónia veremos os exércitos de bárbaros que a invadem e a arrasam.

sobre o tigre e eu eufrates choraremos a destruição de babilónia.

não penduraremos as nossas cítaras porque queremos cantar e gritar a mágoa.
não calaremos as vozes porque a destruição não pode ficar impune.

sobre os rios que correm na babilónia passaram os tanques dos fascistas americanos que estão a destruir babilónia, a magnífica.

os muros que olharam os mundo durante milhares de anos escondem agora o depósito de armas dos agressores.
as ruas que suportaram os passos de quem construiu esta magnífica cidade, sucumbem agora aos tanques dos animais americanos

existem, de facto, armas de destruição massiva na babilónia:
são os tanques do exercito que ocupou a cidade de babilónia como se de um quartel se tratasse. e a destruiram. irremediavelmente.

há muitos anos que não sentia tanto a vontade de gritar:
morte ao imperialismo americano !!!!!!!



p.s.
onde estão agora os que gritarem quando os taliban destruíram os budas no afeganistão?

aqui é que não.....

no dia 1 de Abril de 2002, o senhor juiz desembargador dr. josé manuel branquinho de oliveira lobo foi presente a uma junta médica que , comprovando que sofria de uma doença do foro psiquiátrico, atestou da sua incapacidade para estar ao serviço do Estado e determinou para a sua passagem à aposentação.

de acordo com o disposto na alínea a) do nº 2 do artigo 37º do decreto-lei nº 498/72 de 9 de dezembro, em caso de aposentação motivada por incapacidade ou doença, constitui regalia dos magistrados judiciais auferirem a sua pensão de aposentação por inteiro, como se tivessem todo o tempo de serviço para tal necessário.

assim sendo, o senhor doutos juiz desembargador branquinho lobo passou a auferir uma pensão de aposentação no montante de 5 320 euros (cinco mil trezentos e vinte)

passados 2 anos da atestação desta incapacidade, e sem que que o dito senhor doutor juiz desembargador tivesse requerido nova junta médica que alterasse o seu estatuto de aposentado incapaz de estar ao serviço do estado por força de uma doença do foro psiquiátrico, o conselho de ministros do governo presidido pelo dr. pedro santana lopes nomeou o aposentado por incapacidade dr. branquinho lobo como director nacional da polícia de segurança pública.

cargo que ocupa e cujo merecido correspondente vencimento aufere.... em simultâneo com a pensão de aposentação por incapacidade mental.

leio isto e não quero acreditar.

haverá oxigénio em titã?
haverá voos directos para o burkina faso?
os busquímanes aceitam emigrantes europeus?

aqui é não.

16 de janeiro de 2005

Afazeres

Hoje fiz jardinagem...
O meu objectivo era salvar a alfarrobeira das 3 trepadeiras que a atacavam furiosamente. Depois de 2 horas de árduo esforço com a tesoura de podar em punho, parece-me que, nem a alfarrobeira, nem as trepadeiras, se salvarão.
E para mais, fiquei com as mãos cheias de calos e arranhões.
Acreditem, a jardinagem não é para todos!

PP: dedicado ao Carlos... eis uma jornada em cheio. Há que celebrar. Como esta, há poucas!

começo de tarde de domingo

depois de um arroz de tamboril feito por moi même...

um café ao sol de carcavelos.

o sol generoso que aquece o corpo
fechar os olhos e sentir o corpo a aquecer lentamente
a dormência a tomar conta do corpo

jiboiar.


apenas.

o tempo é curto.
mas, como noutras coisas, por vezes as coisas mais rápidas são as melhores.
depende da ocasião e do aproveitar dela.

sejam felizes

A música das esferas

Descida para Titã
Fechemos os olhos. O vento nos nossos ouvidos. O vento. Há vento. A primeira música terá sido um vento, algures. É a primeira vez que ouvimos um vento que não é o nosso. Agora, passou também a ser.


Os ecos do radar
A música de um compositor dos nossos dias munido de um sintetizador galáctico. Algures, alguém dança entre as estrelas ao som desta música inacreditável. Música nascida da interacção entre um radar e um planeta que se aproxima rapidamente. E nós a ver.

Titã a cores

A mesma foto já mostrada, após tratamento com base em dados espectrofotométricos. A percentagem de metano permite atribuir estas tonalidades. Os calhaus em primeiro plano poderão ser rochas, ou gelo resultante de uma mistura de água e hidrocarbonetos. Faz frio em Titã!

Sons acordantes.

Ontem acordei com o som dos carrinhos de compras na rua. Era dia de praça, ritual da zona. Também não faltei à volta ao redondel e àquele cheirinho a comida fresca, com as vendedoras a chamarem por nós. Claro que cada um tem os seus lugares favoritos. Um dos meus é uma velhinha , que arranja os frangos como ninguém, uma doçura com os fregueses e uma tirana com o marido. (parece-me que ele gosta). As senhoras dos caracóis agora dedicam-se mais aos temperos e aos ovos. Os talhos são diversos e por especialidade de carne. E o peixinho ri-se para nós, a luzir. Tem que se ir cedo. E tenho sem dúvida que levar a máquina para vocês verem. As vendedoras avisam, cuidado, com esses gatunos que andam por aí.
Resumindo, apologia completa de ir à praça.
Este é daqueles fins de semana que aprecio muito. Faço tudo o que me dá na real gana.
É a vantagem do celibato, como dizia um amigo meu:)
Vou tentar não fazer muito barulho, respeitando a ressaca do senhor lá de cima. Ou então faço:)
Sabe muito bem ser má às vezes..risos.
Beijos e um bom dia do Senhor para todos.
(esta correu-me bem)
Nota: Não comprei carne de Gocho, Luz. Essa é TODA tua..risos

A propósito de imoralidades

Imoralidade Fatal
A acusação de imoralidade, que nunca faltou ao escritor corajoso, é aliás a última que resta a fazer quando não se tem mais nada a dizer a um poeta. Se fordes verdadeiro em vossas pinturas; se, à força de trabalhos diurnos e nocturnos, conseguirdes escrever a língua mais difícil do mundo, atiram-se-vos a palavra imoral ao rosto. Sócrates foi imoral, Jesus Cristo foi imoral; ambos foram perseguidos em nome das sociedades que derrubavam ou reformavam. Quando se quer matar alguém, acusam-no de imoralidade.

Honoré de Balzac, in 'Prefácio à Comédia Humana'

E não é bonito o gajo?

Digam lá se não é podre de bom. E eu nem gosto de futebol.
Quanto a velho, nasceu em 1971.

15 de janeiro de 2005

este homem devia ser proibido de jogar futebol

reconheço.
é mais forte que eu.

ver o jorge costa jogar provoca-me urticária.

hoje ao ver na diagonal o jogo académica-porto na televisão, de cada vez que olhava via o jorge costa agredir um adversário.
de imensas formas e maneiras.
desde o pontapé directo no adversário sem sequer olhar para a bola até ao apertar do conjunto pénis/testículos enquanto defendia um canto. pelo meio fez de tudo.

o pior nem é estas agressões a colegas de profissão demonstradoras de quem não tem carácter.
o pior mesmo é o ar inocente que coloca de cada vez que agredide.
aquele ar de quem não tem pai nem mãe é órfãos de tios e avós. de quem acabou de perder tudo num incêndio na barraca onde morava com os 327 irmãos, todos eles orfãos como ele.

porque este senhor não é castigo depois de consultadas as imagens na televisão?
é que são agressão pura.

este homem é mau. mesmo. de carácter.

nem ver o porto não conseguir ganhar consegue aliviar a alergia que é ver este espécime jogar futebol.

Porrinha , caraças.

Que estamos quase nos 40.ooo. E sem aldrabar o contador.
Grande pinta!
Quem for o privilegiado com esse número redondinho, tem que ter um presente!

O Outro Lado

Titã, Sistema Solar Data terrestre: 14 de Janeiro de 2005 (calendário gregoriano)



(Fonte: ESA)

Para o Gasel e sobre tentações.

O Medo De Nós Próprios

Acredito que se um homem vivesse a sua vida plenamente, desse forma a cada sentimento, expessão a cada pensamento, realidade a cada sonho, acredito que o mundo beneficiaria de um novo impulso de energia tão intenso que esqueceríamos todas as doenças da época medieval e regressaríamos ao ideal helénico, possivelmente até a algo mais depurado e mais rico do que o ideal helénico. Mas o mais corajoso homem entre nós tem medo de si próprio. A mutilação do selvagem sobrevive tragicamente na autonegação que nos corrompe a vida. Somos castigados pelas nossas renúncias. Cada impulso que tentamos estrangular germina no cérebro e envenena-nos. O corpo peca uma vez, e acaba com o pecado, porque a acção é um modo de expurgação. Nada mais permanece do que a lembrança de um prazer, ou o luxo de um remorso. A única maneira de nos livrarmos de uma tentação é cedermos-lhe. Se lhe resistirmos, a nossa alma adoece com o anseio das coisas que se proibiu, com o desejo daquilo que as suas monstruosas leis tornaram monstruoso e ilegal. Já se disse que os grandes acontecimentos do mundo ocorrem no cérebro. É também no cérebro, e apenas neste, que ocorrem os grandes pecados do mundo.

Oscar Wilde, in 'O Retrato de Dorian Gray'
in
http://www.citador.pt

14 de janeiro de 2005

Tentações (bis)

E o St. António, terá resistido às suas tentações...?
Aceitam-se palpites.


Félicien Rops, 1878

PP: Volta não volta, um tal Webmaster, bloqueia-me os comentários. Estou tentado a escrever uma carta de protesto à Haloscan.

PPP: Amanhã, pelas 17.30, S.C Farense vs A.C. Salir a contar para o campeonato distrital de Infantis, no Campo Municipal da Horta da Areia. A não perder.
Nota: Não dá na SportTV

EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU

O meu objectivo não é ganhar experiência, é ser feliz. Eu posso dizer aos meus amigos e às minhas amigas também que já parti a perna e que já tive um acidente de mota. Posso fazer-me orgulhoso disso, é pá o gajo tem muita experiência, posso deixar a malta da escola secundária impressionada com as minhas façanhas mas, MAS!, eu preferia nunca ter passado por essas experiências dolorosas que não me trouxeram felicidade nenhuma. E, mais importante, não gosto nem quero ser daqueles fanfarrões que dizem que têm muita experiência.

Não se pode forçar ninguém a gostar de nós. Não se pode forçar ninguém a ser o que não é. Não nos podemos forçar a ser o que não somos. Não vale a pena pedir aos outros para gostarem de nós. Não vale a pena pedir aos outros para serem normais. Estas cinco coisas sei-as por experiência. Mais uma vez, talvez preferisse não ter essa experiência que veio sempre acompanhada de menos felicidade. Mas tive. Veio também acompanhada de melhor conhecimento acerca de mim mesmo e da vida em geral e esse conhecimento é útil.

Eu no dia 20 de Fevereiro vou escrever a palavra "cagalhão" no boletim de voto e estou-me completamente a (...) para o futuro do país. O país tem tido e tem e terá o que merece. Tem, teve e terá, para bem e para mal, a bem ou a mal. Salazar esteve cá 40 anos porque os portugueses mereceram-no. O Cavaco teve 10 porque os portugueses mereceram-no. A porcaria que aí vem da esquerda e da direita virá porque os portugueses merecem-na.

De 25 de Dezembro até ontem todos os céus de Lisboa foram sem núvens. Gosto muito do céu de Lisboa.

E não, não é o símbolo da EDP: é mesmo a Lua em quarto crescente inclinada sobre Monsanto a sorrir para quem a entender (gosto muito do céu de noite e da noite de Lisboa).

(escrito ontem)

O Corredor.

.

Pintado a partir de uma história de infância minha.
Não por mim, é claro.
Obrigada AP.
O texto segue de seguida , para não acusarem de kafkiano o dito pintor.

Era tão pequena que cabia debaixo da mesa à vontade, era uma sala de jantar de móveis pesados e sólidos escavacados, de muitos pézinhos de crianças e de adultos se apoiarem.
Era quadrada, como se querem as mesas.
Aí eu sentia-me a abrigo Levava alguns pertences. Uns bonecos puídos, de papel e de borracha. Depois mais tarde os livros. Mas quando comecei com necessidade daquele aconchego, acho que nem sabia o que eram letras.
Lembro-me que foi aí que pensei pela primeira vez em termos abstracto, .que eu era eu e diferente dos outros . Que eu existia. Que eu pensava. Lembro-me que fiquei surpreendida.
Nunca antes tinha analisado o que era estar a viver.
Acho que nesse dia fiz muitas perguntas sobre tudo à minha irmã. Menos sobre o que me interessava verdadeiramente, perceber porque eu era diferente e sozinha.
Porque quando comecei a perceber que era eu, começou o sentimento de perca…
Estranho não?
Acho que foi nessa altura, que deixei de dormir no quarto dos meus pais e passei para o da minha avó .
Era uma casa com muita gente.
Do quarto dos meus pais, lembro-me exactamente de sair da cama de grades, trepar por um braço estendido, a ele agarrar-me, subir e adormecer pacificamente. A minha mãe contava que eu parecia um gatinho. Quantas vezes me tirava, quantas vezes eu voltava, sempre de mansinho.
Lembro-me do cheiro da cama, do sabor e do calor .
Ainda hoje para dormir bem , tenho que sentir alguém da minha beira, uma respiração e um braço, para a ele me agarrar ou tocar simplesmente.
No quarto da minha avó, espalhava os brinquedos todos pela cama. Ficavam a contar-me histórias.
E fugia pelo corredor comprido e ficava à porta da sala se me deitavam demasiado cedo .Eu era muito silenciosa. Encontravam-me a dormir no chão, meia com pesadelos das histórias do Homem Invisível da TV, ou outras séries cujas vozes me assustavam.
Mas eu queria estar com os outros todos na sala. Até as cadelinhas lá estavam. E a casa era grande e escura.
As tábuas do soalho rangiam e eu lembro-me sobretudo do chão. Frio e liso, de madeira encerada.
Mais nada.
T