25 de abril de 2005

O dia de hoje

Foi o 25 de Abril. 31 anos...
Uma pequena conversa com a minha filha levou-me a uma associação de ideias.
Para ela esta data representa apenas isso, uma data. Um marco na história de Portugal que ela estuda nos livros, tão relevante como o 5 de Outubro ou o 1º de Dezembro.
Para mim, representa o único – ou primeiro – acontecimento histórico, no que se refere a Portugal, que vivi e de que me recordo bem. O 25 de Abril e os conturbados 2 ou 3 anos que se lhe seguiram, já são história. Da guerra colonial, pouco me lembro, a não ser a interminável fila de soldados que, na televisão, desejava "prosperidades". A adesão à CEE é ainda um processo em curso, ainda não a considero como fazendo parte da história.

PP:
Eis o comentário da semana, a propósito da recente polémica em Espanha, provocada pelo incitamento de um cardeal para que os funcinários católicos não casassem homossexuais:
O mais engraçado desta história é a caricatura que nos dá. Em pleno século XXI é a Igreja Católica que incita ao incuprimento civil enquanto os ex-revolucionários se preocupam com mariquices burguesas de casórios e enxoval.
Por Zazie, in comentários do Blasfémias.

PPP:
Imagens reveladoras. Aqui!

Sem comentários: