13 de março de 2013

Vivo de boa sopa, não da linguagem *




… ou como tudo muda, de modo vertiginoso, até a língua (leia-se, idioma) fica entaramelada… Conclui-se que, das duas uma – de acordo com o lugar-comum, «a língua portuguesa é muito traiçoeira», ou o vinho caseiro produzido pelas redondezas, continua a exceder a graduação definida por lei (diz-se que ronda os 15 graus com consequências notórias).

* Frase de Molière

5 comentários:

carlos disse...

há uns anos ali para as bandas da 'expo, quando passava por uma obra em intervalo de almoço, oiço dos trabalhadores a comentarem sobre um terceiro.
dizia um:
-o '...' é um burro que não se percebe nada do que ele diz
responde o outro:
-aqui nao lhe pagam para ele falar..

teresa disse...

... embora a clareza seja sempre necessária. Diálogo com cerca de 24h no oftalmologista: «e qual é o valor das suas lentes de contacto?» - resposta: «cerca de ... euros» (estranhando-se a pergunta). O médico referia-se à graduação, pelo que se conclui que se, não se acertam códigos, vive-se em plena britcom a cada momento desta curta existência :)

Luísa disse...

Às vezes, parece-me que há gente que tem prazer em tornar a língua mais traiçoeira do que ela na realidade é.

Para mim, a pior de todas (até do que a da graduação) é "suportar" para "apoiar alguém"(influência inglesa pela incompetência dos tradutores).

Se assim continuar, não chegamos lá... nem sequer com o grau acima do que é permitido por lei. :S

teresa disse...

Quanto a traduções, Luísa, é tema que não teria fim... A minha filha mais nova soube, por um professor que fez em tempo legendagens de filmes, da falta de critério da coisa. São selecionados os que traduzem mais rápido (por ficar mais económico, claro). A mais disparatada que já vi num filme (não lembro qual) foi, num final de telefonema, alguém prometer ligar de volta «I'll give you a ring then» e foi traduzido fora de contexto por « então dou-te um anel» ... Se fosse agora, com tantas casas de compra de ouro usado, talvez até fizesse sentido :(

AnaMar (pseudónimo) disse...

afinal não sou só eu atacada pela dislexia...