8 de junho de 2011

A invasão da Primavera



No silêncio da sala a corrigir trabalhos dos alunos. Lá fora, um ladrar a duas vozes que começa a colidir com a concentração exigida. Algo receosa em encontrar um roedor que tenha vindo dos campos vizinhos (são minúsculos devoradores de cereais, mas para todos os efeitos são ratos, fábulas à parte) , saio cautelosa pela porta da cozinha. Acabo de encontrar esta ave de bela penugem, transportando no bico restos do que - suspeito - possa ser material de construção para um ninho.
Deixa-se calmamente apanhar, dado encontrar-se aprisionada entre barreiras de vidro. Não treme nem pia em desespero. Enquanto a seguro, com a outra mão tiro-lhe a fotografia. Sorrio ao lembrar que quase todos os anos a Primavera invade a casa. Com janelas abertas, os pássaros fazem visitas e, de seguida, são restituídos à liberdade. Foi o que acabou de suceder . É urgente regressar à tarefa interrompida . Caso conheçam de que ave se trata, agradece-se informação.

4 comentários:

Luis Filipe Gomes disse...

Este pássaro maravilhoso é um Chapim Real (Parus major)
Come pequenos insectos,aranhas e larvas. Sendo visita frequente com alguma paciência é possível alimentá-lo com pedaços de noz ou sementes de girassol. Faz ninho em buracos de árvore e outras cavidades. Por vezes aceita caixas ninho em árvores frondosas.

Branca disse...

Uma boa companhia para tardes de trabalho

teresa disse...

Grata pelo esclarecimento.
De tarde tentei identificá-lo com mais tempo, mas sem sucesso.

Quanto aos alimentos que refere e se encontram na natureza, por aqui não faltam, nem árvores frondosas, depreendo, pois, que se sentirá bem.

teresa disse...

Sem dúvida, Branca:) A situação repete-se todos os anos.