16 de junho de 2011

100 anos de eléctricos em Lisboa

Carro eléctrico - os primeiros 100 anos from Videoteca Municipal de Lisboa on Vimeo.

6 comentários:

Angelo disse...

Muito bom!

T disse...

Lindo não é?

Carlos Caria disse...

Foi assim que o " Chora " - Eduardo Jorge - começou a fazer fortuna em Lisboa e concorrência a Carris, antes dos primeiros eléctricos.

impulsos disse...

Nostalgia... é como voar no tempo e aterrar num outro tempo do qual já poucos se lembrarão.

Maxwell disse...

Documentário muito bem conseguido e que, pelo que conheço, me parece ter bastante rigor histórico embora denote uma certa tendência para pintar a companhia em boas cores, especialmente nas épocas da segunda metade do século XX. Acho que seria bastante produtivo se também fossem apresentando o mapa da rede ao longo dos tempos em vez de fazerem apenas na sua fase de expansão principal. Isso sim ilustraria bastante o declínio do carro electrico em lisboa com as grandes supressões da década de 70 e a última razia já da década de 90.

Gostei particularmente do filme educacional com a senhora a bater o pé que não concorda. xD
Como participante em blogs, forums e páginas ligadas à ferrovia é engraçado ver que, ainda hoje tive uma discussão com lisboetas que querem porque querem que o Metropolitano de Lisboa faça o que a senhora queria: transporte porta-a-porta. E cada vez mais (infelizmente) esse é o pensamento na Area Metropolitana de Lisboa. O meio de transporte muda mas a mesma mente obstinadamente cega mantém-se e, temo, não arreda pé.

Já agora, haverá alguma disponibilização 'oficial' ou só sacando?

T disse...

Oficial só contactando a videoteca de Lisboa. Mas pode-se sempre sacar do Youtube:)