7 de abril de 2011

o essencial e o acessório

gostamos particularmente do acessório.

hoje acordei ao som de um locutor na antena 3 que perguntava várias vezes à sua colega de emissão se assim estava bem, ou se era melhor assado.
passado algum tempo, na tsf, uma habitual crónica dava continuidade aos sinais do acessório e perguntava ao técnico de som se estaria melhor assim, ou assado, ou frito. e discorria sobre o pedro homem de mello e os resgates
abro os jornais on-line e, quer no público, quer no dn, vejo ‘o primeiro ministro preocupado com a imagem’

primeiro que tudo, convém esclarecer que qualquer técnico de som se preocupa com o som e qualquer operador de câmara se preocupa com a imagem.
as boas e as más.
toda a gente faz testes de som e testes de imagem antes de ir para o ar e toda a gente sabe disso.
especialmente sabem disso as rádios, os jornais e as televisões.

num dia que o tal primeiro ministro anuncia o pedido de ajuda externa, continuar com esta tristeza do ataque primário á preocupação da imagem e não ao conteúdo da mensagem é um sinal de que nem os jornais, nem as rádios, nem as televisões, nem provavelmente a maioria de nós interiorizou a gravidade da situação.

como escreveu o mateus no seu evangelho, ‘deixai-os; cegos são e condutores de cegos; e se um cego guia outro cego, ambos vêm a cair no barranco (mateus, XV)


p.s.
quanto ao acessório, este é o post nº 18000

4 comentários:

teresa disse...

... preocupações com o invólucro são sempre preocupantes, embora tenha sorrido com o tom do post. E o livro dos livros vale sobretudo quando é aplicado à realidade. Ainda hoje se conversava sobre o livro de Provérbios, tão actual.

... e a iliteracia também é isto - entenda-se o conceito como olhar a parte exterior do embrulho.

carlos disse...

toda a gente se preocupa com a sua imagem antes de uma qualquer emissão.

esta mistura de acessório com fundamental e não discernimento do que deve ser a informação importante a transmitir, faz-me lembrar um desabafo do robin williams que dizia que, de cada vez que se sentava na sanita, olhava para baixo para ver se estava lá alguma cãmara...

teresa disse...

... passo a redundância das 'preocupações preocupantes' (pois desconheço outras)

Quanto à citação do R. Williams, desconhecia-a:)))

carlos disse...

foi feita numa altura em que abandonou os espectáculos