14 de março de 2011

A era do descartável

Image and video hosting by TinyPic

De breve viagem durante as últimas férias de Verão, sou surpreendida por um hospital de bonecas e de ursos de peluche …
Não resisto a fotografar o letreiro, já que pensava ser tal «unidade de saúde» um exclusivo lisboeta.
A atitude de recuperar o que nos alimenta a memória é sempre louvável… E daqui se salta para outras reflexões e vivências de há algumas décadas. No início dos anos 70 e a visitar família em Paris, surpreendia-me o pedido « podes levar contigo estas meias para apanhar malhas? É que foram caras, são de qualidade e, quando há um azar, por cá vão directamente para o lixo»… Ainda recordo a capelista que, durante tantos anos, tinha uma sofisticada máquina (parecia-me então que assim era) para trazer às meias de senhora o seu aspecto inicial cobrando, para tal, uma irrisória quantia.
Mais tarde e em Berlim (sim, ainda havia o muro), fiquei surpreendida quando soube que muita gente de maiores dificuldades mobilava a casa com aquilo que outros deixavam junto aos contentores, só pelo capricho de renovarem a decoração, até televisores ou aparelhagens a funcionar eram atirados para fora de casa. E não se pense que eram monos aquilo de que os mais abastados se pretendiam livrar…
Acabo por concluir que no nosso cantinho já há muito aderimos ao descartável, hoje ninguém pensa em mandar arranjar meias de senhora e o mobiliário já não constitui legado através de gerações... Quanto ao hospital de bonecas, na baixa lisboeta, penso que ainda existe, mas irei confirmar.

5 comentários:

jmsc disse...

Continua a existir o Hospital das Bonecas, na Praça da Figueira, em Lisboa. Dá gosto ver.

jmsc disse...

http://hospitaldebonecas.com/default.asp

deliciem-se

Branca disse...

Existe sim, e está renovado.
Quando passo na Praça da Figueira vou sempre espreitar a montra!

teresa disse...

Obrigada pela informação que aqui deixam, também estava convencida que sim, mas não passo pela praça da Figueira há algum tempo.

T disse...

Sim, existe e existem registos dele aqui no blogue, antigos e actuais.