7 de abril de 2010

Adivinhar antes de esvoaçar - II

Image and video hosting by TinyPic

E quanto a este raro espécime? Conseguem referir o seu nome completo que inclui local de origem?

«Falcão Gerifalte ou Falcão da Islândia»: acertou o Mário.

3 comentários:

Anónimo disse...

Falcão Gerifalte? O "peregrino" é que não é concerteza.
Nota: sou seguidor deste blog ha mais de um ano obviamente mais pelas antiguidades e referências à nossa história recente. Acho este blog um "local", com um magnífico título; transmissor de uma certa calma; muito oportun; de muito bom gosto, muito boa onda; referindo o passado que me atrai a mim também, sem se cristalizar nele. Os meus sinceros parabéns.

Mário

teresa disse...

Em primeiro lugar, os agradecimentos em nome de todos os contribuidores, Mário:)

Em segundo, a resposta está certa: falcão Gerifalte também conhecido por Falcão da Islândia que, felizmente, e graças à reprodução assistida, pode ser salvo, pois a espécie tem vindo a rarear. Na Idade Média era conhecido como Falcão Letra ou Letrado atendendo às tais marcas na plumagem que evocavam palavras.

Este da imagem é uma ave feliz, pois todos os dias faz um passeio matinal em liberdade, a não ser que a tempestade (como alguma chuva que se fez sentir nos últimos meses) coloque em risco a saída diária.

T disse...

Obrigada Mário, há sete anos que o Dias vai esvoaçando por aqui e é com prazer que recebemos novos amigos:) E ainda bem que gostou do título. Saiu assim de rajada numa tarde de Julho.
Volte sempre.