foram fundados nos anos 80 entre os alunos da universidade de oxford e rapidamente ganharam o respeito e o estatuto que hoje gozam em todo o mundo como um dos mais inovadores projectos a trabalhar sobre a música antiga europeia, nomeadamente a italiana e a inglesa.
não são apenas cantores, sendo cantores excepcionais.
são também actores, mantendo intactas as suas qualidades qualidade vocais excepcionais.
até no nome mostram o seu sentido de humor.
os 'feijões' derivam da imagem que tinham na sua escola os que se dedicavam à música antiga: uns tipos estranhos, de gostos estranhos, vestes estranhas e dieta com muitos feijões no bucho.
o seu magnífico filme 'the full monteverdi', onde dramatizam as peças de monteverdi num contexto actual, tornou-se um filme de merecido culto para os amantes da música.
para o próximo ano têm um projecto onde a música de thomas tallis (um dos maiores compositores ingleses do século 16, e cujo 'the lamentations of jeremiah' pelo deller consort, ontem comprado, terá brevemente um comentário aqui...) aparece junto à de josquin, gombert, manchicourt, Byrd, palestrina, ou monteverdi e serão ouvidas como nunca o foram.
estranhamente, quase clandestinamente, os i fagiolini estão programados para os próximos dias da música no centro cultural de belém.
faltar a um dos seus concertos deve ser punido com abstenção de ouvir qualquer som decente nos próximos 3 anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário