Usado pelas senhoras da casa em britânicas paragens, pergunto: alguém conhece o nome ou a funcionalidade deste curioso objecto?
Trata-se de um objecto designado por 'chatelaine' : cinto onde se guardava à época o que era considerado precioso pela dona da casa: chaves da despensa, objectos de manicure, chá, agulhas de costura, entre outras 'preciosidades'.
6 comentários:
Quando olhei pensei em caixas para os pós, os sais, as pílulas e quiçá para um veneno qualquer? As mulheres antigamente eram muito dadas a desmaios, dores, enxaquecas e, na sua maioria, a salamaleques, representavam tanto que até os desmaios eram capazes de fingir... Assim já andavam precavidas para os achaques do dia-a-dia.... :D
... e não se afasta muito, Luísa:)
Cada uma destas 'caixinhas' teria uma funcionalidade numa época em que o que hoje para nós são utilidades banais, todas as 'pequenas coisas' do dia-a-dia tinham um valor único.
Fui investigar e o senhor da casa também poderia usar este objecto multiusos, embora se destinasse mais às proprietárias femininas. Era normalmente preso à cintura, e assim segue uma pista.
Eu pensei que fosse para trazer à cintura e dei a ideia dos pós, mas nada...
Bem que cá venho ver todos os dias, para saber se há resposta ou tentativa que me aproxime da resposta, mas nada... e o objecto é tão engraçado!
Vou revelar a resposta, pois penso que ninguém mais irá tentar, Luísa:)
Trata-se de um objecto designado por chatelaine: corrente colocada em torno da cintura com o que na época era considerado precioso pela dona da casa que não poderia correr o risco de o ver perdido ou «desviado».
Exemplo do que conteriam as 'caixinhas' na corrente: agulhas de coser, chaves com acesso a despensas, algum objecto de manicura, até pequenas porções de açúcar (uma preciosidade), chá ... a utilidade das caixinhas era muito diversificada...
Nunca iria lá dar. Mas também... quem é que se lembra de trazer açúcar à cintura?!?!? :D
Os gulosos? Grande adivinha:)
Enviar um comentário