7 de junho de 2009

Os policiais



Foram capas assim que no início me atraíram. A minha avó Nené era uma coleccionadora de policiais em geral e da Agatha Christie em especial. Acompanhava-a nas compras e nas encomendas que chegavam de Paris, da colecção Le Masque. Mulher moderna como era, teria adorado a Amazon e a Internet. Tive a sorte de ter vivido com ela desde miúda e aprendi muitas coisas que doutra forma desconheceria: como se multiplicam plantas, a ler um policial e a ter uma paixão escondida pelo cinema mudo, além do fascínio pela História em especial pela época da Revolução Francesa. Há pessoas que nos fazem, embora não lhes cheguemos aos calcanhares, mas quando as relembramos recordamos os seus gostos que são os nossos afinal.

Capa de Lima de Freitas, Colecção Vampiro

2 comentários:

teresa disse...

Gostei deste post, T. Como é bom termos estas memórias tão gostosas de quem continua a ser importante para nós. A minha mãe ainda tem muitos destes livros com as lindas capas e, para mim, continuam a ser leitura de eleição em dias de ficar a preguiçar (só me aborreço quando adivinho o final de alguns destes enredos antes de chegar às últimas páginas destes livros)

Gin-tonic disse...

É muito bom saber do gosto que os "Dias Que Voam" tem pela beleza das capas dos livros.
Lindissima capa de Lima de Freitas.