1 de março de 2009

Land of Anaka

O Jansenista recordou-me aqui um dos meus músicos da década de noventa e companhia habitual desde então: Geoffrey Oryema, ugandês exilado em França desde a juventude e compositor-cantor lançado pela Real World de Peter Gabriel. Land of Anaka é um dos temas de "Exile", o primeiro álbum de Oryema. O clip localizado pelo Jansenista, e que muito o entusiasmou, é típico "Real World": alguns efeitos de luz e monocromia, paisagens africanas incluindo rochas, areia e vento, um rosto feminino exótico a dar o toque "world" à coisa. Discutível pela sucessão de clichés, acho, mas eficaz. É, por outro lado, tocante ver Peter Gabriel e Brian Eno numa atitude de respeito a fazer as back vocals da canção. Trata-se de um momento muito belo em que três grandes músicos se encontram.
Muitos anos depois a relação de cumplicidade mantém-se, como se pode ver neste registo ao vivo.

4 comentários:

Anónimo disse...

ABS, no registo ao vivo, acabei de ouvir Geofrrey Oryema, que eu não conhecia. Acontece que o Peter Gabriel, acompanhaou nesta canção e eu lembrei-me de uma outra canção, que eu em tempos ouvia,com uma certa frequência, de preferência ao vivo.

Aqui fica a minha sugestão " Biko ".

Fernando

Anónimo disse...

Queria dizer " acompanhou ".

Anónimo disse...

Peter Gabriel Biko Live 1986.

ABS disse...

Fernando, o "Biko" tem a ver com os primeiros contactos de Peter Gabriel na fase pós-Genesis, ainda durante o apartheid na África do Sul. É também do tempo do início da Real World, a etiqueta de world music de Peter Gabriel. Tem muito a ver com o tipo de intervenção cívica que ele sempre praticou. É uma bela canção.