14 de março de 2009

Ainda as fotografias a preto-e-branco

Image and video hosting by TinyPic
As fotografias compradas em mercado de rua durante visitas à família um pouco distante (do ponto de vista geográfico, é claro), apareceram-me como ideia ainda a explorar aqui no "Dias": a primeira, de James Dean, foi divulgada atendendo ao mito reforçado - como qualquer mito - por um inesperado desaparecimento durante a juventude, sabendo eu desde sempre que seria fácil de identificar.
Num segundo momento, não pude deixar de digitalizar a dos 4 de Liverpool.
Mais tarde - garanto que o pensamento não se destina a ser depressivo, o que não faz o género - olhei as que ainda restavam nas molduras, tendo pela primeira vez interiorizado que alguns dos retratados já não se encontravam entre nós. Atendendo ao exposto, seguem algumas questões em tom de adivinha que talvez consigam desvendar:
1 - quem é a senhora aqui representada? Também é fácil, mas estas fotos são apelativas;
2- um dos fotografados que talvez venha a divulgar pela excelência da imagem faleceu há pouco tempo e marcou a história do cinema. Um traço pessoal marcante é a magnífica cor azul dos seus olhos (não irei salientar o principal, a qualidade do trabalho que nos deixou);
3- a outra, retrato feminino, à semelhança de Dean, tornou-se mito devido a um desaparecimento prematuro (atrever-me-ia a compará-la à portuguesa de Marco de Canavezes num particular: o não ter sabido conviver com o enorme sucesso);
4- uma última, ainda entre nós, aparece em jeito de "pin up", tendo marcado pela sua beleza, hoje extinta. Dedica-se à causa da preservação das focas e deixou de aceitar ser fotografada(as beldades têm destas coisas). Como curiosidade, acrescentarei ainda que a adolescente que associava os 4 de Liverpool à minha família, pensava tratar-se esta senhora da modelo Claudia Schiffer, atendendo ao cabelo descolorado de maneira "gritante".

5 comentários:

Teresa disse...

Isabelle Adjani. Uma das caras mais bonitas de que há memória no cinema. Linda!

Teresa disse...

2 - Paul Newman
3 - Marilyn Monroe?
4 - Brigitte Bardot

teresa disse...

2-certo
3-certo
4-certo

:):):)

Quanto à Adjani, fiquei siderada com o desempenho na "Reine Margot" (dizem que rodado no convento de Mafra)
Relativamente ao Newman, não há mesmo palavras e isto desde os seus primeiros trabalhos até ao final.

Teresa disse...

Dizem e dizem bem. Uma prima da minha irmã por casamento até fez figuração no filme.

Adjani: tenta ver o seu Camille Claudel e, principalmente, L'Histoire d'Adèle H. (uma filha de Victor Hugo que enlouqueceu por amor). É arrebatadora.

teresa disse...

Obrigada, Teresa.
Tentarei ver os filmes que sugeres.
(fugir à standardização americana é sempre uma lufada de ar fresco)