9 de janeiro de 2009

Amores da Cadela Pura


Nestes dias após festas trocam-se sempre visitas e mimos entre amigos. E foi assim que ouvi falar neste livro, em dois volumes, as memórias ou confissões da Marquesa de Jácome Correia, "Amores da cadela pura".. Nunca tinha ouvido falar desta obra, mas a eloquência com que ma apresentaram deu-me logo vontade de a comprar. No dia seguinte, andava eu nos afazeres domésticos de preparar um jantar, recebo um telefonema e dizem-me " Vou oferecer-te os livros como prenda de anos" (são em Maio, convém esclarecer). Assim mos ofereceram e eu fiquei feliz. Sou uma fanática de memórias e o que me tinham dito resumidamente era algo como isto:a vida da senhora é extraordinárias, questões literárias àparte, tu vais adorar. Foi assim que me dispus a lê-la. Surpreendida com a ausência de formalidade e abertura total do primeiro volume, o segundo não me decepcionou. Quase que senti a falta duma obra mais aprofundada sobre esta enfant terrible Margarida Victória, malgré o eficiente e sedutor prefácio de António Valdemar.  Vida que poderia ser contada como um livro de Delly, mas que mergulha sem medo no secreto e não dito, sem pudores, com um ego inabalável apesar de todos os erros cometidos. Depois de tudo isto deu-me uma imensa vontade de reler Nemésio que lhe chamava "implexa como uma rosa cara e de alto siso, apesar de neurótica".
Mulher extraordinária sem dúvida. Terá ficado mais conhecida por ser a filha do Marquês de Jácome Correia, pelo seu gosto pelo requinte e beleza em todos os apectos e também  pelo romance com Vitorino Nemésio. E esta fotografia respira felicidade e paixão, com ela vos deixo. Leiam o livro. Vale a pena.

2 comentários:

Anónimo disse...

Li este livro há uns anitos .Vale mesmo a pena

Carlota Joaquina

T disse...

Foi dos livros que me passou ao lado quando foi publicado. É a vantagem de ter amigos informados e de se trocarem gostos de leitura.