a origem da utilização da palavra reclame na publicidade é, provavelmente, a repetição da última palavra numa página de um livro, no começo da página seguinte.
essa palavra tinha (e tem) precisamente o nome de 'reclame'
a função dessa repetição de palavras era, por um lado anunciar a primeira palavra da página seguinte, por outro lembrar a última palavra lida da página anterior.
se hoje isso parece absurdo num livro de bolso, imaginem num naqueles livros enormes em que virar uma página era um trabalho para demorar um ou dois segundos (mais do que sufiente para fazer perder a sequência de leitura).
portanto esta espécie de antecipação ou anúncio do que aí vem ou do que é importante lembrar estará na origem da adaptação de uma palavra muito usada na idade média e renascimento, quando os livros não eram o que são hoje.
por vezes eram também úteis para sequenciar os 'blocos' de páginas, já que a numeração é posterior à utilização dos reclames. (imaginem a literatura de cordel que era vendida em fascículos para os seus compradores a 'atarem' com cordel e fazer livros)
um método parecido é muitas vezes utilizado nas partituras musicais, com a antecipação da primeira nota do sistema seguinte, um pouco fora da 'linha' que estamos a ler, por forma a não quebrar a sequência melódica.
a passagem deste método de 'anúncio' para a publicidade parece-me óbvia...
5 comentários:
Estou a fazer um trabalhito usando como fonte alguns folhetos de cordel. Acho que seria interessante falar destes reclames a que te referes aqui. Por isso queria fazer um pedido: onde é que eu posso encontrar mais informação sobre o assunto?
Desde já agradecida :)
segunda feira tratarei de te dar algumas indicações sobre o assunto.
tenho o pc em fajão e neste momento estou de visita rápida a casa em lisboa... antes de regressar a barcelos
há, pelo menos, um texto duma tese, ou coisa parecida, nuns arquivos do estado de são paulo que te podem ser úteis (foram-no para mim quanto às fotos usadas neste post, já que não tinha à mão livros para fotografar com o telemóvel...)
se o assunto não é de morte, segunda feira dou-te alguma informação.
espero eu
Ok, até 2.ª feira. Obrigada, Carlos :)
tenho já alguns textos lalage.
envia-me um endereço de mail para te fazer chegar esses textos.
são pdf's, links, e doc's.
Desde já agradecida :)
zybarroso @ gmail.com
Enviar um comentário