9 de agosto de 2007

O antigo Passeio Público

Image Hosted by ImageShack.us

O Passeio Público foi o primeiro parque público lisboeta, surgindo a par da nova baixa Pombalina. Era um espaço verdejante, com muitas fontes e lagos, onde os lisboetas alegremente faziam a sua parada de vaidades.

Image Hosted by ImageShack.us

Igualmente ai se faziam festas, concertos e bailes. Célebre era a sua fonte situada no Passeio do Verão.
No final do século XIX é arrasado, para dar lugar à Avenida da Liberdade, que alongaria a cidade para norte e que seria encimada pelo Parque da Liberdade(actual Parque Eduardo VII).
Algumas das suas estátuas estão preservadas no Palácio da Mitra, tal como esta.

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us

Gosto particularmente destas fotos. Da Sereia rechonchuda e desamparada, afinal falta-lhe água para sobreviver e está na Mitra, e desta panorâmica que o Arquivo descreve melhor do eu seria alguma vez capaz.
"Panorâmica tirada da encosta do Castelo, vê-se o Teatro Nacional Dona Maria II, o Palácio Foz e respectivo jardim, ainda antes da construção da Estação do Rossio iniciada em 1887; São Pedro de Alcântara e mais em baixo a vegetação do Passeio Público
[ant. 1887] Rocchini, Francesco, 1820-1893

Imagens retiradas do Arquivo Municipal de Lisboa.

1 comentário:

Sílvia Belo disse...

Obrigada pelas informações e belas imagens do Passeio Público. Estou a reler "Os Maias" e queria perceber como era este jardim e a posterior Avenida da Liberdade.