9 de agosto de 2007
O antigo Passeio Público
O Passeio Público foi o primeiro parque público lisboeta, surgindo a par da nova baixa Pombalina. Era um espaço verdejante, com muitas fontes e lagos, onde os lisboetas alegremente faziam a sua parada de vaidades.
Igualmente ai se faziam festas, concertos e bailes. Célebre era a sua fonte situada no Passeio do Verão.
No final do século XIX é arrasado, para dar lugar à Avenida da Liberdade, que alongaria a cidade para norte e que seria encimada pelo Parque da Liberdade(actual Parque Eduardo VII).
Algumas das suas estátuas estão preservadas no Palácio da Mitra, tal como esta.
Gosto particularmente destas fotos. Da Sereia rechonchuda e desamparada, afinal falta-lhe água para sobreviver e está na Mitra, e desta panorâmica que o Arquivo descreve melhor do eu seria alguma vez capaz.
"Panorâmica tirada da encosta do Castelo, vê-se o Teatro Nacional Dona Maria II, o Palácio Foz e respectivo jardim, ainda antes da construção da Estação do Rossio iniciada em 1887; São Pedro de Alcântara e mais em baixo a vegetação do Passeio Público
[ant. 1887] Rocchini, Francesco, 1820-1893
Imagens retiradas do Arquivo Municipal de Lisboa.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Obrigada pelas informações e belas imagens do Passeio Público. Estou a reler "Os Maias" e queria perceber como era este jardim e a posterior Avenida da Liberdade.
Enviar um comentário