26 de abril de 2007

a propósito de um comentário a um post meu sobre a jcp e ricardo araújo pereira



comentou antónio fonseca a propósito do que escrevi sobre a participação de ricardo araújo pereira nas comerações do 25 de abril o que julgo ser a nota oficial do pcp sobre a matéria, profusamente enviada como comentário a todos os blogues que sobre o assunto se pronunciaram, e que transcrevo na íntegra, depois dos meus considerandos sobre a mesma:


1. seguramente o 'diário de notícias' poderia, e deveria, noticiar que a js tinha vetado o dirigente sindical proposto pela jcp.
2. não me parece comparável, o veto a pedro frias que, sendo dirigente do sindicato dos enfermeiros e membro da cgtp/in é, igualmente, membro da jcp e destacado subscritor da candidatura de jerónimo de sousa à presidência (como basta a consulta à página da jcp na internet para ficar esclarecido sobre estas questões), com a de uma pessoa da qual não se conhecem, neste momento, quaisquer ligações partidárias.
3. ficamos a saber, pela nota do pcp, que a jcp não vetou a presença de ricardo araújo pereira, mas apenas que 'não aceitou' o seu nome numa reunião da comissão organizadora ,onde cada voto contra tem o valor de um veto, já que o consenso é obrigatório.
4. ficamos a saber que a jcp apresentou como alternativa a actriz e sindicalista joana bastos, igualmente conhecida pelas suas ligações ao pcp e à comissão de apoio à candidatura de jerónimo de sousa.
5. também ficamos a saber por esta nota, que o pcp teria muito gosto em ver o seu ex-militante nas comemorações do 25 de abril a descer a avenida, desde que a falar estivesse o enfermeiro pedro frias que, no dizer dos jovens do pcp, 'iria incendiar com o seu discurso'
6. não estou aqui a negar o direito das pessoas seram do partido que entenderem e defenderam o candidatos que escolherem, mas questiono a oportunidade da jcp apresentar militantes seus como nomes 'unificadores' e depois lamentar-se dos outros partidos não aceitarem tão generosas sugestões.
7. repito o que disse: os dirigentes da jcp são autistas e nem os interesses do seu partido sabem defender e muito menos a célebre política da 'unidade na acção', que para a miopia da jcp significa apenas 'unidade sob a nossa direcção e com a nossa política de interesses'.

assim não vão longe...


segue agora o comentário de antónio fonseca que é, na essencia, a nota do pcp sobre a matéria:

"O que apareceu no DN é absolutamente mentira, aqui segue o esclarecimento:


PCP esclarece notícia do DN
Quinta, 19 Abril 2007
A propósito da notícia do DN hoje publicada sob o título «PCP veta "Gato"» o PCP entende esclarecer que só por absoluta inexactidão, ou declarada má fé, se pode atribuir ao PCP, como é intenção da peça, a atitude de veto de Ricardo Araújo Pereira a propósito da intervenção de um jovem em representação de organizações juvenis na iniciativa de comemoração do 25 de Abril. A propósito da noticia do DN hoje publicada sob o título «PCP veta “Gato”» o PCP entende esclarecer o seguinte:

● Só por absoluta inexactidão, ou declarada má fé, se pode atribuir ao PCP, como é intenção da peça, a atitude de veto de Ricardo Araújo Pereira a propósito da intervenção de um jovem em representação de organizações juvenis na iniciativa de comemoração do 25 de Abril.
● Em rigor o que se pode afirmar é que esta questão, a exemplo do que sucedeu com a inviabilização do acordo sobre o “Apelo” dos promotores, é expressão da atitude dos que, no quadro da comissão promotora, agiram para impedir nas comemorações quaisquer referências ou juízos críticos à acção do governo do PS.
● Na actual situação – de agravamento dos problemas dos jovens e em particular dos jovens trabalhadores, que a recente lei sobre trabalho temporário veio acentuar, e de que a acção de luta de jovens trabalhadores de 28 de Março foi expressivo testemunho – a JCP apresentou e defendeu, desde o primeiro momento, por razões de actualidade política, a proposta (que chegou a ser consensualizada embora com a ausência da JS) de um jovem dirigente sindical (Pedro Frias) para a referida representação. É na sequência do desacordo manifestado já em momento posterior pelo representante da Juventude Socialista a esta proposta que o nome de Ricardo Araújo Pereira é apresentado e defendido (três reuniões mais tarde) pela JS e o BE. Perante o desacordo destas organizações àquela proposta foi ainda adiantado em alternativa, por iniciativa da Interjovem o nome de Joana Bastos para eventual consideração.
● Foi a falta de consenso entre as várias organizações juvenis – indispensável no processo de construção de decisões da comissão promotora das comemorações do 25 de Abril – que inviabilizou o acordo necessário para a referida escolha.
● O sentido que o título do DN e a peça que o acompanha pretende atingir é assim manifestamente tendencioso. Com igual «rigor» o DN poderia ter titulado “PS(ou BE) veta jovem sindicalista”.
● É assim absolutamente falso que o PCP tenha “vetado” o nome de Ricardo Araújo Pereira. Para o PCP, a presença de todos quantos, como Ricardo Araújo Pereira, e tantos outros designadamente dos meios artísticos e culturais, se queiram associar às comemorações de Abril é sinal de uma desejável manifestação de vontade democrática de participação e de afirmação dos valores de Abril.

António Fonseca
Rio de Mouro"



Sem comentários: