30 de abril de 2007

o serpão

o serpão é provavelmente a erva aromática mais utilizada em fajão.
estranhamente é quase desconhecida por quase toda a gente que dali não é.

durante muito tempo andei á procura desta erva que aromatiza principalmente o cabrito assado e a chanfana (e no geral os pratos de carne feitos no forno) em fajão (e em tempos o bucho, quando isso se fazia por lá)
um dia destes falarei de algumas receitas em que esta deliciosa erva (da família dos tomilhos), se utiliza.


por hoje, aqui vai a imagem da dita num vaso do terraço da casa dos meus pais.
espero também falar brevemente de uma outra, aparentemente da mesma família (a avaliar pela forma das folhas) mas com um cheio mais citrino (o que poderá levar a crer tratar-se de serpão-laranja ou serpão-limão, nomes dados por aquelas zonas àquelas variedades do serpão) e que o meu pai me deixou numa caixa de fósforos cheia de sementes.

13 comentários:

Anónimo disse...

Pois é... o serpão é mesmo desconhecida pela maioria das pessoas. Até eu só a conheci hà pouco tempo e adorei. Foi uma cunhada mi nha do norte que me deu um pouco para experimentar. Gostaria de saber onde posso adquiri-la, bem como essas variedades que nunca ouvi falar... mas que me soam muito bem!! Obrigada

carlos disse...

cara anónima,

o serpão, como se vê pela foto, pode ser encontrado no terraço da casa dos meus pais em fajão....

mais a sério:
como o serpão é uma variedade silvestre do tomilho (por isso de sabor e cheiro mais intenso), não é fácil encontrar à venda em supermercados.
a única forma que conheço é mesmo através de pessoas que o tenham plantado e cedam uns pés (eles propagam-se com alguma facilidade) para que os possa semear novamente

Paula Rocha disse...

Em Aveiro, também é conhecida e muito utilizada :)))

O serpão já vem do tempo dos meus avós :)

Anónimo disse...

como conseguir essa planta
alguem [compro]

jmhormigo disse...

Como conseguir essa planta que sendo do meu conhecimento, não estou a conseguir arranjá-la.
Alguém me pode ajudar?
Obrigado
João Manuel Hormigo
mail: hormigo57@gmail.com

pedrov disse...

Sei de quem vende saquinhos de serpão, em folha ou em pó. Podem enviar mail para piotr.valente@gmail.com

Unknown disse...

Boa tarde, o meu pai tem vários pés de serpão-limão, se estiverem interessados é só enviarem email (cunha.madeira@gmail.com).

Unknown disse...

Eu tive utilizava para fazer negalhos para quem não sabe e bucho da cabra recheado

Unknown disse...

Eu tive utilizava para fazer negalhos para quem não sabe e bucho da cabra recheado

Unknown disse...

no Porto, há uns bons 50 anos, havia serpão no quintal. a minha avó usava-o sempre no picado, por exemplo para croquetes.

João disse...

Para quem estiver interessado, sou produtor de Serpão posso enviar seco ou fresco para qualquer ponto do pais basta para isso enviar mail para electroeartes@gmail.com

Jaime Loureiro disse...

Muito utilizado no maranho. Comida típica do Concelho de Pampilhosa da Serra.

Unknown disse...

Verdade a minha mãe é do Brejo de cima aldeia do Tony Carreira e desde novo como maranho delícia ....