23 de novembro de 2006

A noite do 112

.
Acordou, a meio da noite, sobressaltada, no meio de um sono agitado. Sentia-se mal… sim, de certeza que havia qualquer coisa mal. Aquela tontura, uma enorme tontura que mal lhe deixava abrir os olhos… e a dor. A dor, ali no peito… sim, mesmo no meio do peito, já tinha esfregado e a dor não tinha passado, estava exactamente na mesma. E o quarto tão escuro… até lhe parecia ouvir gemidos. Sim gemidos, alguém gemia… ou era ela? Claro que era, era ela que estava a gemer, gemia porque lhe doía o peito e já tinha esfregado mas não passava. E o quarto tão escuro que não conseguia ver nada… E a tontura que nem a deixava abrir os olhos… Se ao menos estivesse ali a filha, mas não, não estava. Já tinha gritado por ajuda mas ninguém apareceu, nada. Se ao menos a filha ali estivesse, acendia a luz e o quarto não ficava tão escuro. E a dor que não passava, cada vez pior… até tinha falta de ar, queria respirar e o ar não entrava. Estava com falta de ar, com muitas tonturas… e a dor. Tinha que fazer qualquer coisa… qualquer coisa para ter ajuda, porque ninguém vinha ajudá-la. Se, ao menos, a filha ali estivesse…
Pegou no telemóvel e ligou o 112
- Ligou para o 112… Em que podemos ajudar?
- Sinto-me muito mal, com dores e falta de ar… têm que me ajudar!
E a perguntas continuaram... qual a idade, que mais sentia, de onde ligava e por aí fora.

Eram quatro e vinte da manhã e a enfermeira mal conseguia ler a revista. O turno estava calmo e controlado e, dali a pouco mais de 3 horas, já estaria bem longe dali. Pena era o frio, que era bastante… e ter tanto sono.
Tocou o telefone e ela atendeu
- Está lá…
- Bom dia… estamos a ligar do CODU!
- Sim…
- É sobre a doente Maria dos Anjos…
- Sim?
- A senhora sente-se muito mal, está com toracalgia e dispneia… era bom irem ver o que se passa e colocar O2, talvez.
- A dona Maria dos Anjos?
- Sim, a vossa doente da cama 22… É que ela ligou aqui para o 112!

CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes) – Central onde são atendidos e filtrados os telefonemas para o 112, e de onde são dadas as instruções às equipas médicas do INEM.

Sem comentários: