10 de outubro de 2006

Ler

O que vou escrever em seguida pode parecer muitas coisas: patético, polémico, idiota, presunçoso, desculpa triste, estupidez e por aí adiante…
Não tenho por hábito ler. Já tentei há uns anos criar esse "vício". Inutilmente… As primeiras páginas deixavam-me sempre com pensamentos do tipo… "mas que tenho eu a ver com a vida destas pessoas"… "eu também era capaz de escrever isto"… "qualquer dia também me ponho a escrever livros e fazer vida disto"… E acabava sempre por deixar as leituras a meio.
No entanto, devido a influências "externas", tentei de novo nos últimos anos prender-me à leitura de alguma coisa. Novamente sem grande sucesso. Mas lembro dois: "Alquimista", do Paulo Coelho (tá bem tá bem, literatura pimba, mas eu gostei porque o li numa fase muito difícil da minha vida) e "A Inteligência do Coração", de Isabelle Filliozat.
Gostei muito deste último porque tem explicações simples para os nossos comportamentos perante o que nos acontece. A maneira como nos defendemos do mundo, como nos aproveitamos do mundo... etc... Ajudou-me a entender-me!
Agora ler ler ler… Txi…. Faz doer a vista como o caraças…

Sem comentários: