
Este foi um dos melhores livros que já li até hoje. Li-o no ano de 2000, antes do Coetzee ser nomeado para o Nobel, e achei aquilo simplesmente fabuloso... Além de ser escrito de uma forma exacta e precisa, parece que nos prende como um íman, só nos largando na útlima página, quando já estamos atordoados e impressionados por factos que irão permanecer em nós por muito, mesmo muito tempo. A não perder!
«Ele mesmo não tem nenhum filho. A sua infância foi passada numa família de mulheres. À medida que a mãe, tias e irmãs foram morrendo, foram sendo substituídas na devida altura por amantes, mulheres e uma filha. A companhia das mulheres transformou-o num amante das mulheres e, até certo ponto, num mulherengo. Com a altura que tem,uma boa ossatura, pele morena e cabelo ondulado, podia sempre contar com uma certa dose de atracção. Se olhasse para uma mulher de uma certa forma, com determinada intenção, ela retribuía-lhe o olhar, disso tinha ele a certeza. Era assim que vivia; durante anos, décadas, foi essa a espinha dorsal da sua vida.
Até que, certo dia, tudo acabou. Sem aviso prévio, os seus poderes deixaram-no. Olhares que em tempos teriam respondido ao seu, desviavam-se, ignoravam-no. De um dia para o outro transformou-se num fantasma. Se queria uma mulher tinha de aprender a segui-la; e frequentemente, de uma forma ou de outra, a comprá-la.
Havia nele um nervosismo, uma ânsia de promiscuidade. Tinha casos com mulheres de colegas; engatava turistas nos bares em frente ao porto ou no Clube Itália; dormia com prostitutas.»
Aviso: o conteúdo deste livro pode ser considerado, por alguns leitores, um pouco pesado e deprimente, mas garanto-vos que isto é do melhor que se fabrica a nível da psique humana! ( hehehe, estes meus comentários são de uma vulgaridade atroz.... mas leiam o livro, e depois digam o que pensam... )
Sem comentários:
Enviar um comentário