26 de setembro de 2006

continuando pelos mares do sul...


retornando à cold cow, estavamos nós ontem a ver os diversos tipos de shanties quando fui chamado às lides domesticas que isto de ser gajo já não é o que era...

os capsan shanties são, por excelência os cantos de içar âncora.
o trabalho consistia em puxar as grossas correntes e enrola-las com os marinheiros a andar em círculos à volta do eixo de suporte.
os capsan são shanties mais suaves que os correspondentes a outros trabalhos, uma vez que não é necessário ajudar a puxar de repente.

não têm, por isso, as tradicionais interjeições nos momentos de conjungar esforços.
distinguem-se por terem uma parte inteira de 'coro' a seguir à tradicional parte de canto e resposta.

i was broke and out of a job in the city of london
I went down to Shadwell docks to get a ship
paddy get back take in the slack
heave away the capstan, heave a pawl heave a pawl
'bout ship and stations and be handy
rise tacks and sheets and mainsails haul


existe ainda uma categoria de cantos de trabalho de que, estranhamente, só se conhece uma canção: os bunt shanties

os bunt shanties ajudavam o trabalho de subir os botes quando os barcos estavam nos portos, ou quando o mar estava muito agitado e era mais avisado tê-los por perto.
era um trabalho muito rápido e que não exigia muito esforço....
o único exemplo conhecido dum bunt shanty é o paddy doyle's boots

yes, aye, and we'll haul, aye,
to pay paddy doyle for his boots
we'll taughten the bunt, and we'll furl aye,
and pay paddy doyle for his boots.
yeo, aye, and we'll sing aye,

to pay paddy doyle for his boots
we'll bunt up the sail with a fling aye,
and pay paddy doyle for his boots!

acabada a secção dos cantos de trabalho, aparecem os cantos de ócio.
é nesta secção que aparecem os shanties agora conhecidos por baladas e outros nomes parecidos.
são fundamentalmente estes que agora são conhecidos nas vozes de cantores/as folk
estes shanties dividem-se basicamente em duas categorias: os ceremonial shanties e os forecastle ou forebitters.

os ceremonial shanties destinavam-se a comemorar passagens geográficas importantes, como a linha do equador ou algum cabo mais propenso a misticismos, ou algum feito importante para um marinheiro, como pagar uma dívida ao capitão do navio.

os forecastle eram as canções cantadas pelos marinheiros no quarto de turno de vigia e que, por terem os companheiros a dormir, por estarem sózinhos à noite ou pela melancolia lunar, eram normalmente canções que contavam ou histórias amorosas, viagens excepcionais, ou grandes feitos.

'twas on a monday morning, all in the month of may
our ship she weighed up anchor all for to sail away
the wind it from the southwest blew, for lisbon we were bound
the hills and dales were covered with pretty young girls around


estas são as categorias mais ou menos assentes por toda a gente para dividir os milhares de shanties conhecidos.
a forma como estão 'catalogados' é imprecisa, uma vez que uma canção podia servir para outra tarefa alterando-lhe o ritmo, mudando a letra, fazendo misturas.
há no entanto uma regra básica: as canções que falavam de grandes viagens, lugares exóticos ou grandes batalhas, só eram cantadas na viagem de ida..
na viagem de regresso, os temas eram as saudades de casa, das amadas, ou da alegria de ter acabado.
shanties como 'leave her, johnny leave her, só podia ser cantada mesmo quando estavam prestes a abandonar o navio...
outra questão assente é a importância do 'shantyman' no navio:
eram disputados e mais bem pagos que os outros marinheiros pela sua importância no apoio às tarefas diárias.


amanhã vamos aos discos....

Sem comentários: