12 de novembro de 2005

Os meus livros de eleição

Antes que sejam emitidas ordens de "prisão" por incumprimento das ordens da nossa anfitriã, aqui fica a lista do meu "Top 27" (começou por ser top 5, depois 10, depois 20 e acabou por ser 27). Há um que li e reli vezes sem conta. É dos mais simples, dos mais "inocentes", mas aquele que continua a amolecer a minha vida. Talvez seja por causa dele que continuo a ser uma criança em ponto grande.
Estes são os meus 27 títulos de eleição. Há mais, não menos caros para mim, mas estes foram os que me marcaram:


O Principezinho – Antoine Saint-Exupéry

Gringo Velho – Carlos Fuentes

O Admirável Mundo Novo – Aldous Huxley

Dez dias que abalaram o mundo – John Reed

Por quem os sinos dobram – Ernest Hemingway

O Livro das Ilusões – Paul Auster

Morte em Veneza – Thomas Mann

Seara de Vento – Manuel da Fonseca

Esteiros – Soeiro Pereira Gomes

Mau Tempo no Canal – Vitorino Nemésio

Quando o Rei Faz Anos – Rui Vaz de Carvalho

A História não Serve para Nada – Rui Vaz de Carvalho

Mensagem – Fernando Pessoa

Os Filhos da Droga - Christiane F.

El Olor de la Guayaba – Gabriel Garcia Marquez

Don Quixote de La Mancha – Miguel de Cervantes

A Cabana do Pai Tomás – Harriet B. Stowe

A Casa da Rússia – John Le Carre

Cerromaior – Manuel da Fonseca

Vol de Nuit – Antoine de Saint-Exupéry

O Rei Lear – William Shakespeare

As Minas de Salomão - Rider Haggard (trad. de Eça de Queirós)

Huckleberry Finn – Mark Twain

Mein Kampf – Adolf Hitler

Sibila de Augustina – Bessa-Luis

Serões no Campo – Maria Amália Vaz de Carvalho

Viagem ao Mundo da Droga – C.Duchaussois

Sem comentários: