20 de setembro de 2005

uma foto nem sempre é apenas uma foto

tenho pouquíssimas fotos de de mim quando era pequeno.
que eu saiba, até aos meus 13/14 anos, tenho 3 fotos.
duas de que possuo uma cópia e outra que anda extraviada, mas sei que existe.
hoje isto pode parecer estranho para alguém que tira 1000 fotos numa semana não-sei-onde, mas a verdade é que são apenas aquelas.
mesmo até aos 20 anos devo ter apenas umas 15.

a minha memória visual de mim é feita aos saltos.
e tenho alguma dificuldade em me reconhecer a mim próprio nas fotos de mim.
é mais pelo ambiente e pelas pessoas que também estão na foto.

estas férias, em fajão, alguém me vem com um album de fotos de família para ver se reconheço alguém.
e porque era o album dos meus tios, em casa dos quais nasci.

no meio de várias fotos da família, vejo algumas da minha avó.
pego na máquina, e faço fotos das fotos.
e esqueço o assunto.

como tenho andado a procurar colocar algumas fotos da minha avó na casa que foi dela, fui 'tratar' as fotos que tirei do album quando...
vejo uma foto de um pic-nic onde me lembro de ter estado e reconheço, para além da minha avó (o centro da procura)...


Image Hosted by ImageShack.us


esta foto tem:
a minha irmã com o meu irmão mais novo, uma tia, a minha avó, a minha mãe, os dois tios da dita casa e
sentados... uma rapariga que desconheço... e eu

o estranho nisto, é que eu me lembrava do pic-nic e daqueles calções com peitilho como meus e, mesmo achando que aquele formato de cabeça me fazia lembra o meu irmão mais novo, a minha quase completa ausência de imagens de mim próprio (toda a vida raramente me olhei ao espelho e muito menos ao tempo em que não tinha que aparar a barba), achei que eu era o que não era.


a memória da minha irmã fez-me olhar melhor e ver onde eu estava (os calções tinham sido de facto meus, mas obviamente passavam de irmão para irmão).


esta foto aumenta para 4 o número daquelas onde me posso ver.
é um aumento de 25 ou 33%, conforme seja visto pelo dado das existentes antes ou das existentes depois (a estatística é uma ciência exacta, como sabem...)


seja o que for... é imenso.



Sem comentários: