1 de outubro de 2013

sobre a abstenção nas eleições

mal acabam os actos eleitorais começam a chover as lamentações sobre o drama das abstenções.

socorrendo-me dos dados do site da rtp e da pordata, temos o seguinte:

população portuguesa em 2011: 10 562 178
população até aos 18 anos: 1 851 000 (considerando aqui apenas 50% do intervalo entre os 15 e os 19anos),
população acima dos 18 anos: 8 711 00

eleitores inscritos: 9 497 000
diferença entre o número de inscritos e o numero de habitantes portugueses habilitados a votar: 786 000 !!!!

'eleitores' que não votaram: 4 502 000
'eleitores' fantasma: 786 000
eleitores que realmente não votaram: 3 716 000.

e não estamos aqui a considerar os recenseados que não estão inscritos nos cadernos eleitorais (imigrantes, p.e.)

nota final:
é muito difícil que quando alguém morre e a informação é enviada para alguns serviços oficiais, não seja enviada uma informação para eliminação automática dos cadernos eleitorais?
custa assim tanto?

é só para ver se começamos a falar realmente de coisas mais próximas da realidade.

1 comentário:

AnaMar (pseudónimo) disse...

Interessante, pois foi um dos temas de conversa durante o dia de hoje, com o meu colega de equipa.

Nitidamente sobrevalorizados e incorrectos os números de abstenções.

E não não deve ser difícil com as tecnologias actualmente à disposição para o efeito.

(Mas o meu pai- falecido há 4 anos - ainda recebe correspondência da ADSE e de outras entidades que não me lembro. (Sempre me recordam que já morreu, porque por vezes esqueço-me, parece que o vejo a atravessar a rua e...)