3 de outubro de 2013

Sinfonia das cores

Nesta época do ano, Brasília se transforma. Depois de um longo período de estiagem, as primeiras chuvas devolvem à natureza da Capital do Brasil as cores mais vivas que há.
A cidade agradece. E se veste verde, nos extensos gramados do Eixo Monumental. E as flores tomam o alto das árvores. Uma sinfonia de cores que faz parar os carros e gentes, que enobrece a visão dos que cruzam as ruas largas do Plano Piloto. Um espetáculo indescritível. Capaz de transformar - como num passe de mágica - dias tensos em manhãs de domingo.

Isto é Brasília. 
Ipê Amarelo - Foto: Ronaldo Silva.

Ipê Rosa - Foto: Ronaldo Silva.
Ipê Branco - Foto: Alessandro Dantas.

Os vastos gramados do Eixo Monumental. Foto: Maranhão Viegas.


Ipê Rosa - Foto: Ronaldo Silva.

4 comentários:

ABS disse...

Brasília. Um dos lugares mais especiais e estranhos do mundo. Impossível não amar ou odiar Brasília, não dá para sentimentos intermédios.

É dos sítios que guardo para sempre e a que me apetece sempre voltar.

T disse...

Ver estas imagens alegra logo o início de dia:)

Luísa disse...

Eu descobri os ipês há bem pouco tempo. Li num blog a palavra "ipê" e isso soa a IP (a forma como se denominam certos Itinerários principais em Portugal). Fiquei deliciada!! Devem ser coisas lindas de se ver ao vivo (embora eu continue a ter o jacarandá no topo da minha lista de preferências no que diz respeito a árvores exóticas). Obrigada pela partilha! Pois eu só "conheço" a Brasília de cimento (que também me parece ter o seu encanto).

Maranhão Viegas disse...

Sim, Luísa.
Os Ipês, ao vivo, são capazes de nos encantar. E tornam Brasília uma cidade especial, como tentei descrever.

A Brasília de concreto tem sim o seu encanto. Uma cidade surgida no meio do nada, nascida da visão de um sonhador e construída a partir dos traços de um arquiteto brilhante (Niemeyer) e um urbanista extraordinário (Lúcio Costa).

Um hora dessas, falo mais sobre isso, que também rende boas histórias.

Um abraço,

Maranhão.