29 de setembro de 2013

Os escabrosos motivos

Porque se colecciona? Rubens Borba de Morais, felizmente reeditado pela Letra Livre, explica melhor do que eu. Só vos posso mostrar a minha quase completa colecção da bela revistazinha Ver e Crer, cada assunto vale um livro.
Detecto inveja?



"É aos psicanalistas que se deve perguntar por que se coleciona. Só eles sabem descobrir quais os motivos inconfessáveis e escabrosos que levam um burguês pacato e morigerado a praticar atos perfeitamente simples e morais. Não resta dúvida que o dom de colecionar é uma compensação para algum complexo. Em muitos casos é simplesmente um complexo de fuga, urna «Pasárgada» que ajuda a suportar guerras. inflações, desejos frustrados ou simplesmente uma mulher tagarela. Compensá-los, escrevendo poemas, pintando, esculpindo ou colecionando ainda é a melhor terapêutica que pode haver. Há gente que coleciona selos, discos de fonógrafo, botões de fardas. soldadinhos de chumbo, figurinhas de toda a sorte, e até caixas de fósforos. Tutancâmon colecionava bengalas e as queria tanto que foi enterrado com elas. "

6 comentários:

Luis Filipe Gomes disse...

Estou de acordo. Eu faço desenhos.

Luísa disse...

Detecta sim, T!! As capas são lindas. Só por aí já faz inveja. :)

Gostei da explicação do Ruben Borba de Morais. A ideia de colecionar ser uma Pasárgada (há quanto tempo não lia esta palavra!) é simplesmente deliciosa.

T disse...

Um livro fantástico...recomendo:)

Luísa disse...

Ontem já o apontei na agenda. A ver se o encontro em Novembro. :)

T disse...

Eles vendem online tb:)

Luísa disse...

Incrível! Todos os dias ligo o computador, mas raramente me lembro das compras online. Apesar de comprar muito de vez em quando online, ainda sou muito antiquada para estas coisas. :s