13 de fevereiro de 2013

«Radio days»


Imagem: ricksantiqueradios

Na data de hoje viaja-se no tempo , reavivando memórias trazidas por um amigo dos meus avós. Contou-nos, na infância, sobre a festa em Lisboa, na data em que foi transmitida, em público, a primeira emissão no Rossio, a praça enfeitada de inúmeras bandeiras, povoada por uma multidão entusiasmada. Os transportes despejavam centenas de ouvintes incrédulos, que se acumulavam aos milhares. Narrou a efeméride com o tal «brilhozinho nos olhos», o Victor Hugo, que nos cantava árias de ópera, quando aparecia lá por casa, a dedicar boa parte do seu tempo de homem idoso, com uma cultura invejável, a atrair a nossa atenção - a minha e a dos meus irmãos -  na entrega dedicada às coisas que o apaixonavam. Considerávamo-lo algo excêntrico e detentor de uma personalidade cativante.
Não sei há quanto tempo se deu a efeméride, mas relembrei-a quando, há alguns anos, vi «Radio Days», de Woody Allen. É nestas lembranças que se vê utilidade na existência de datas rotuladas, por nos trazerem memórias de pessoas e de acontecimentos.

Um trecho da banda sonora do filme de Woody Allen aqui.

2 comentários:

AnaMar (pseudónimo) disse...

creio que as efemérides acontecem sempre que o que julgámos ficção, tempos depois era afinal...antecipação :-)
e os dias da rádio, os contadores de estórias, tal como o cheiro dos livros com folhas dobradas não se extinguirão, pese embora o avanço das tecnologias...
...este pensamento 'naif' conforta-me :-)

teresa disse...

Conforta-nos a muitos/as, AnaMar :)