26 de dezembro de 2012

O villancico: um pretexto para lembrar Lhasa De Sela



Entre os cânticos tradicionais (villancicos/vilancetes) de Natal em castelhano, Los peces en el rio,  em lugar de destaque no «top pessoal» : os peixes que dançam (e bebem), entusiasmados, com o nascimento do menino. A mãe cumpre os gestos do quotidiano: penteia os cabelos de oiro ou, noutra passagem deste tema tradicional, lava os paninhos no rio, em cenário apelativo onde o alecrim adoça a paisagem. Mais um pretexto para recordar a fantástica Lhasa De Sela.

Los peces

Foto: aquário de Tóquio

5 comentários:

carlos disse...

também cantei imensas vezes esse villancico, que conheço mais pelo nome de 'en belém tocan a fuego'.
não está no meu top das canções tradicionais natalícias (talvez pelo 'picadinho' do refrão), mas é uma das que me dá gozo cantar.

aqui um link para um livro sobre o assunto dos villancicos de natal:
http://books.google.pt/books?id=YtTRH5hd9y0C&printsec=frontcover&dq=Villancicos:+Textos+y+partituras+de+m%C3%A1s+de+100+canciones&hl=pt-PT&sa=X&ei=rgDbUPqlE8mAhQfN0YDwBQ&ved=0CDUQ6AEwAA

teresa disse...

O refrão, além do 'picadinho' pode ter, nos tempos que correm, um gosto duvidoso (os ingleses, para quem tem a dependência, utilizam a expressão 'to drink like a fish'). No caso particular - a interpretação de Lhasa - faz com que o aprecie muito, gosto de registos femininos menos agudos. Obrigada pela ligação, já espreitei e parece-me interessante. Irei ler com atenção.

carlos disse...

é muito comum esse tipo de 'picadinhos' em canções de natal.
dá uma certa sonoridade de sinos como base para a melodia que se sobrepõe.
os gostos têm sempre a ver com as épocas e devemos olhar para as coisas também como a, possível, visão da época em que foram feitas.

carlos disse...

teresa,
não sei se viste o texto sobre o gareth malone.
penso que podes encontrar nele (no malone) coisas interessantes para ti.

teresa disse...

Vi, sim, obrigada. Um exemplo incrível de serviço público, como referes. Li-o muito na diagonal (estes dias são de muita azáfama), mas decerto que lá voltarei com tempo e a atenção merecidos. Desconhecia o seu trabalho fabuloso.

Bom ano novo.