27 de novembro de 2012

O Estoril dos anos 40

Image and video hosting by TinyPic

“A posição de Lisboa é única em muitos aspectos. É a única grande porta de saída entre a beligerante Europa e o mundo exterior. É a única ligação conveniente entre os países inimigos. É a única esperança de fuga para milhares de refugiados. É, à excepção de Estocolmo, a única grande capital europeia que ainda não foi obscurecida pelas nuvens da guerra. (…) Os hotéis do Estoril, à beira-mar, estão esgotados. Aqui não há racionamento de comida, não há cortes de energia, as conversas ocorrem sem censura e as praias estão desimpedidas de canhões, minas e arame farpado.” “Lisbon – Gateway to Warring Europe”, Harvey Klemmer, in National Geographic Magazine, Vol. LXXX, nº 2, August 1941, pp. 259-274

(recebido sem referência à fonte)

3 comentários:

Turista disse...

Olá Teresa, já te inscreveste na Árvore de Natal da Blogosfera? Olha que é tão simples, solidário e ficas já com um presente de Natal para ofertares, caso não queiras ficar com ele! :)
Vem daí!!
Beijinhos.

Helena Fonseca disse...

Pelos trajes parece mais século XIX.

teresa disse...

É possível, Helena Fonseca, o documento não trazia as imagens datadas. O título do post relaciona-se (e aqui com certificação) com a peça da National Geographic da época.