10 de outubro de 2012

o minuto 17.14 do jogo barcelona vs real madrid

os catalães são dos poucos povos (não vou dizer o único porque pode existir mais algum, embora eu não conheça) que tem como seu dia nacional, o 11 de setembro, aquele em que foi derrotado em monjuic e perdeu a sua independência, no ano de 1714.
poderia ser o da proclamação da mais breve república do mundo (3 dias em 1931), mas escolheram a da derrota às mãos dos franceses que ficaram com o trono de madrid.

durante o jogo deste fim de semana em camp nou, entre o barcelona e o real madrid, ao preciso minuto 17.14, as muitas dezenas de milhares de pessoas presentes irromperam em gritos e vivas à independência da catalunha.
estranhamento isso não foi notícia.
um isqueiro na cabeça do árbitro ou um laser nos olhos do ronaldo seria seguramente.
um estádio em peso com bandeiras republicanas e gritar pela independência é um fait-divers.



8 comentários:

Óscar Felgueiras disse...

Não é necessário ir longe.Aqui, no Porto, comemoramos, mesmo durante a noite de 48 anos, o 31 de Janeiro de 1891 em honra aos vencidos da Revolução Republicana.

carlos disse...

0 31 de janeiro foi o início da revolta e não o final dela.
do mesmo modo que o 18 de março marca o início da comuna de paris, que acabou em sangue.
o 11 de setembro na catalunha é a data da batalha em que foram derrotados e perderam a independência.

e que o nobre povo tripeiro continue a comemorar o 31 de janeiro...

Óscar Felgueiras disse...

Para mim, num e no outro caso, independentemente das circunstâncias, obviamente diversas, o que é de destacar é a capacidade de lembrar as derrotas e não votá-las ao esquecimento. É não renegar a nossa caminhada.

carlos disse...

mas eu acho bem que os catalães celebrem o seu desejo de independência.
apenas noto o facto de o seu dia nacional (que é um pouco mais 'forte' que uma simples comemoração), seja o dia de uma derrota.

Óscar Felgueiras disse...

Pessoalmente também me sinto com os catalães até talvez por um pouco de gratidão. A luta deles, que terminou em derrota, foi a nossa vitória, à época.

Miguel Gil disse...

De cada vez mais com a globalização das sociedades, que tem uma componente cultural muito forte, surge a necessidade crescente de cada comunidade afirmar a identidade territorial e cultural.
A necessidade de se sentir a 'nossa identidade' tanto pode ser através do apreço pelos derrotados como pelos vitoriosos. O que não pode ser é pela idolatria de acontecimentos ou heróis inventados pelo meios do sistema de informação estaduído.

Luísa disse...

Fiquei feliz por aprender uma data de coisas aqui. Mas o que eu gostei mesmo foi ver aquelas pessoas a manifestarem-se por algo que lhes é caro. Ainda bem que há gente que sabe bem a ordem das suas prioridades!!

laia disse...

després de 300 anys d'espoli, el passat dia 11 de setembre 1 milió i mig de catalans ens vam manifestar sota el lema "catalunya, nou estat d'europa".

volem la independència perquè tenim una llengua i una cultura pròpies, i perquè els espanyols han deixat molt clar que no ens volen.