28 de agosto de 2012

A toilette de Lisboa

E eis um potente camião de limpeza urbana em 1935. Lisboa parece que fechou e foi de férias. Eu não consigo identificar o local de forma segura, embora tenha uma ideia. Alguém ajuda?

6 comentários:

jmsc disse...

parece-me a actual praça marquês de pombal e ao fundo à direita o < palácio de exposições>, actualmente denominado < pavilhão carlos lopes>. quanto à limpeza no final dos anos 50/60 autotanques semelhantes varriam com água as ruas de lisboa, lembro-me bem...cumprimentos
jmsc

-pirata-vermelho- disse...

..que entretanto foi também o Pavilhão dos Desportos e, depois de rebaptizado, foi agora desgraçadamente vendido ao desbaratado, como se fosse propriedade de quem o alienou.

jmsc disse...

tem razão pirata vermelho: o seu comentário complementa com inteira justiça e sensatez o que escrevi.
jmsc

Pedro de Sousa disse...

É efectivamente o que é hoje conhecido como parque Eduardo VII, sendo o pavilhão visível o Pavilhão dos Desportos, mais tarde rebaptizado Carlos Lopes.

Penso que o que se vê à frente é já a coluna onde mais tarde seria colocada a estátua do Marques de Pombal.

A título de curiosidade, em 1983 ainda se podiam encontrar funcionários da câmara a lavar as ruas à noite

Cumprimentos

Maxwell disse...

O lugar é mesmo a Praça do Marquês de Pombal, câmara apontada para cima, em direcção ao Parque Eduardo VII. Em segundo plano ve-se uma das colunas de iluminação do monumento central da Rotunda e, ao fundo ve-se o Pavilhão dos Desportos.

Maxwell disse...

A título de curiosidade, atrás das árvores, por sua vez atrás do carro de limpeza situava-se ainda (e inteligível na fotografia) o Lago que persistiu na base do parque até às obras de re-arranjo, não muito depois da foto.