10 de julho de 2012

Empreendedorismo

Image and video hosting by TinyPic

Desconhecendo-se se foram imperativos da crise, preparo o almoço e olho através da janela da cozinha – os campos circundantes, durante anos imenso matagal, paraíso de inúmeras ninhadas de coelhos , deram lugar a campos de milho, a oscilarem na dança do vento que hoje se faz sentir. Sempre a recear que algum cigarro aceso fosse lançado, de uma janela de automóvel, por algum condutor distraído verifico , com agrado, que a paisagem se tornou mais bonita – sem sentidos metafóricos.

4 comentários:

Luísa disse...

Enquanto o país não entender que não nos serve de nada ter praias para turistas, se não tivermos agricultura... não se anda para a frente!!!

E sem qualquer dúvida... campos cultivados (e pinhais resinados) são uma prevenção "natural" para os fogos florestais!!!

Quanto ao campo visual... eu gosto de olhar para campos de milho pelas riscas que fazem e em miúda adorava andar no meio do milharal enquanto a minha mãe o regava, mas também gosto de searas de perder de vista... Muito embora a minha perdição na natureza sejam as árvores "naturais" (nasceram e cresceram livremente) ou as "artificias" (pomares).

teresa disse...

A paisagem ficou mais bonita por aqui, Luísa.

Pela primeira vez - e vivo por cá há 17 anos - fiquei surpreendida, com agrado.

Não sei o que terá levado à decisão de acabarem com os matagais à volta e passarem ao cultivo. Não irão, decerto, resolver o problema financeiro da nação:), mas fico a pensar na mudança e acabo a divagar... Quanto à segurança (contra incêndios), penso que aumentou, sim, um dia, havia aqui uma queimada por perto e, pouco depois, chegaram os bombeiros que, da torre de vigia de Nafarros (a alguns quilómetros), viram o fumo e vieram avisar que era necessária uma licença e havia épocas do ano - isto foi no verão - em que eram proibidas as queimadas.

Também gosto de pomares, pois para lá da beleza, há ainda o sentido pragmático da questão (o que não é de descurar):)

T disse...

Lindas as sardinheiras:) Posso roubar umas estacas :)

teresa disse...

Podes sim, com convite para cafezinhar, quando tiveres como chegar cá - convite extensivo, os transportes públicos exigem doutoramento com o tempo inerente a tão penosa tarefa -e aproveitas (aproveitam) para um passeio pela região):)