5 de junho de 2012

Gartenbau diplom

Perco-me na feira da ladra, como todos aqui já sabem. Arrasto o Miguel nestas incursões e ele tem olhar de lince para descobrir coisas interessantes e insólitas. Aqui vos mostro uma das imagens, que surgiu dum livro encadernado versando catálogos estrangeiros de aves, segundo reza a lombada. Faz a compilação de diversos catálogos sobre diferentes temas e formatos ligados à agricultura. Este , penso eu, será um diploma de jardineiro:) Mas ajude-me quem domina o alemão nesta tradução.

3 comentários:

Luísa disse...

Ora bem, sem ser especialista em alemão e estas coisas dos jardineiros podem variar de sítio para sítio… [a imagem é da Alemanha eu moro na Suíça!!]

Gartenbau é, à letra, construção (Bau) de jardim (Garten). Então será qualquer coisa como “diploma de construção de jardins”.

Provavelmente é o diploma de um jardineiro que constrói jardins (estas coisas, pelo menos aqui no meu canto, dividem-se muito: jardineiros de construção de jardins, jardineiros de árvores, jardineiros de manutenção de jardins…)

Na legenda temos:
Tamanho natural 36/48 centímetros
Preço: 75 Pfennig [os cêntimos do Marco alemão] por exemplar sem impressão
Executado em cores de impressão ricas

Luísa disse...

Esqueci-me de duas coisas:
Kgl. Universitäts-Druckerei von H. Stürtz Würzburg
quer dizer algo como "Tipografia da Universidade Real de H. Stürtz", Würzburg [cidade na Terra dos Francos, Baviera]

Ao procurar a cidade e ao tentar descobrir quem foi H. Stürtz (esta não consegui) descobri que a tipografia com mais 150 anos ainda funciona (acho que só perdeu o "real").

A segunda é que, independentemente do que atestasse, ter um diploma destes seria espetacular.... :D:D:D

T disse...

Obrigada Luísa:)