27 de julho de 2011

27 de Julho de 1990: é fabricado o último 2cv



(imagem: Michel Guenanten)

Já a saborear o início das férias, espreitam-se  publicações recebidas por correio electrónico contendo, algumas delas, interessantes referências. Evoco com agrado este modelo da Citroën, tendo ficado há pouco surpreendida ao ler onde foi produzido o último exemplar. Este automóvel foi por muitos   considerado na juventude um estilo de vida. De acordo com informação consultada, terá cessado o seu fabrico por se tornar complexa a adaptação às modernas normas de segurança. Fica, pois, a pergunta à qual provavelmente os mais ligados a esta coisa dos automóveis saberão responder: de que fábrica e localidade terá saído o último 2cv ou «deudeuche»?

2 cv citro blues

8 comentários:

Anónimo disse...

Fábrica da Guarda.

teresa disse...

Não...

Abaciente disse...

Da fábrica de Mangualde

Abaciente disse...

Da fábrica da Citroen, como é óbvio

teresa disse...

E está certo, trata-se realmente da fábrica de Mangualde.

Anónimo disse...

É verdade, Mangualde.

somente eu disse...

Bom dia,

Para assinalar os 20 anos da saída de fábrica do último 2CV foi realizada uma pequena cerimónia em Mangualde no ano passado. Foi descerrada uma placa comemorativa (em formato 2CV) à entrada da fábrica e também inaugurada a rotunda 2CV que pode ser vista por quem passa na A25.

Se esta vossa foto foi tirada em Portugal, como julgo, o 2CV cinza e amarelo pertence ao Rui Fonseca, amigo dos 2CV de há longos anos.

Continuem com este blog que é sempre um colírio para quem por aqui passa :)

beijos

Ana Domingos

teresa disse...

Bom dia, Ana Domingos.

Sei quem foi o autor da fotografia devidamente assinalado no post, desconhecendo o local onde foi captada ou o proprietário do automóvel. Dado ser o fotógrafo de nacionalidade francesa, deduzi (não sei se acertadamente) que tivesse sido captada em França, mas certezas não as tenho. Caso venha a descobrir, farei por aqui os devidos esclarecimentos.
Obrigada em nome de todos e um beijinho.