10 de junho de 2011

Arborização e estradas

Encontrei este livro e estou a achá-lo muito curioso. Versa sobre a valorização paisagística das estradas portuguesas. Nunca tinha imaginado que se desse tanta importância a esta questão. Vou voltar às suas imagens, porque são muito interessantes.


 Arborização das Estradas, publicado pela Junta Autónoma de Estradas em 1962.

4 comentários:

Luísa disse...

Agora quem está curiosa sou eu. É um tema que sempre me interessou. Adoro estradas com árvores à volta. E reparo, quando as há, no tipo de árvores que ladeiam as estradas por onde passo. Há uma estrada antiga, perto da cidade de Viseu, que eu uso de vez em quando que... simplesmente adoro. É numa encosta que ainda não foi comida pelo fogo. Tem pinheiros mansos que dão uma sombra agradável no Verão... depois há as estradas com eucaliptos de um lado e de outro (as que eu menos gosto), o cheiro das mimosas em Fevreiro que nos entra dentro do carro num dia quase primaveril... E as estradas espanholas que são compridaaaaas e sem nada dos lados e, de repente, cai um pinhal do céu. As autoestradas francesas, assim para sul, com árvores altas e muito direitas, cujo nome desconheço por completo. oU as curvas e contra-curvas suíças na Primavera que desperta com os seus milhentos verdes ou ainda no Outono que vai adormecendo com as suas cores quentes que vão do amarelo claro até ao castanho escuro, passando pelo verde rubi... os lodoendros no Salento... :D
Perdoe-me a divagação, mas eu gosto de andar de carro e ver estas coisas...

T disse...

Eu também adoro passear e atardar-me a sentir essas coisas. Felizmente tenho bom companheiro para esses percursos lúdicos:) Vou ver se no livro há estradas de Viseu:)

T disse...

Ah! E devias postar Luísa! Adorei esse teu texto/comentário!

Pé na estrada disse...

Ena, não há dúvida que as estradas quando bem arborizadas ou com diversos tipos de vegetação, criam linhas, contornos, paisagens onde gosto muito de repousar o olhar quando conduzo. Nada como uma bela estrada com uma paisagem fabulosa para ainda ter mais prazer em conduzir.
http://guitarraemochila.blogspot.com/2008/11/estradas-caminhos-sendas.html