25 de maio de 2011

Homenagem ao Prof. João Chaves Santos

Sábado, 28 de Maio, no D. Pedro V

No próximo sábado, dia 28, a partir das 14.30h, no auditório da Escola Secundária D. Pedro V, em Lisboa, acontecerá um evento original: uma homenagem de antigos alunos àquele que foi um dos mais conceituados e venerados professores de música do nosso país:
João Afonso Chaves Santos.

Tendo-se iniciado nas lides musicais no Seminário dos Olivais, onde estuda para padre, fazendo parte do respectivo Coro. Acaba por desistir da carreira religiosa dedicando-se à música e aperfeiçoando os seus estudos no Conservatório Nacional de Lisboa. No entanto, foi já nesta fase convidado para gravar os solos de alguns 'singles' de música religiosa, da série 'Psalite'.

Faz, então, diversas participações em Óperas e Operetas, nomeadamente no Teatro Nacional de S. Carlos, a convite de Álvaro Malta, como solista. Nesta fase é ainda conhecido por João Afonso.

Inicia a sua actividade como professor de Educação Musical numa escola de Almada, passando depois pelos liceus Pedro Nunes e Camões, chegando ao Liceu D. Pedro V no ano da fundação deste, em 1969.

Participa ainda no Coro Gulbenkian e publica brochuras de apoio ao ensino da Educação Musical para o Ensino Secundário.

Começa então a formar o Coro do D. Pedro V, que tem a sua primeira actuação por altura do Natal de 1972. No repertório dessa altura constavam temas como 'Vejam Bem' ou 'Canto Moço', bem demonstrativos da sua coragem e irreverência. E é nesta fase que ganha o carinhoso 'petit-nom' por que ainda hoje é conhecido por gerações e gerações de alunos: Joãozinho da Voz Doce.

Até 1998, quando se aposentou, o Professor Chaves Santos deixou um grande legado pedagógico, como o comprova o louvor publicado na altura no Diário da República. Através das aulas de Educação Musical e da criação do Coro do D. Pedro V, tornou-se num exemplo para muitos jovens que por aquele Liceu/Escola passaram e que ainda hoje, 13 anos após a sua aposentação, se revêem na sua personalidade de aglutinador de jovens em torno da música e da vontade de cantá-la, executá-la, escutá-la, vivê-la.

Como ficará bem patente no próximo sábado, com esta homenagem presencial que, para além de dar o seu nome ao novo auditório do D. Pedro V, inclui a actuação de várias dezenas de seus ex-alunos, quer em coro, quer a solo. Destes, alguns nomes são bem conhecidos de todos, como os actores João de Carvalho ou António Melo, ou os músicos Alexandre Delgado ou Paulo Costa (Ritual Tejo).

Todos os ex-alunos e professores do D. Pedro V estão convidados para assistir e participar neste evento pleno de emotividade e carinho.

(Texto de António Gonçalves Pereira)

3 comentários:

T disse...

Um belo dia para uma festa dessas:)

Miguel Gil disse...

Para alguém como eu, duro de ouvido e surdo do esquerdo, sem conseguir acertar uma única nota que seja, lembrar-me do Prof. Joâozinho da Voz Doce com admiração, é relevante da boa marca que ficou com a minha passagem pelas suas aulas.
Não vou conseguir estar mas acho muito oportuno a homenagem que lhe vão fazer. Um abraço para ele.

Anónimo disse...

As fotos estão disponíveis aqui:

https://picasaweb.google.com/116183038090853485047/ChavesSantos_28_05_2011?authkey=Gv1sRgCMXS-JWR_b3xOQ