26 de maio de 2011

A franga



Franga com acompanhamento de arroz
Depena-se, esvazia-se, lava-se e esfrega-se por dentro e por fora corn urn dente de alho e sal fino.
Cortam-se as patas e as asas e atam-se as pernas corn urn fio de algodão perlé..
Põem-se a cozer nurn litro de agua temperada corn sal, o pescoco, as asas, as patas e os miúdos, juntarnente corn urn pedaco de toucinho, urna cebola, quatro troncos de aipo e dez bagos de pimenta em grão. Quando levanta fervura, diminui-se o lume para cozer lentamente e o caldo apurar e reduzir a meio litro.
Enquanto se faz o caldo cozinha-se a franga.
Põem-se dentro dum tacho oitenta gramas de Margarina ‘Chefe”, quarenta gramas de presunto entremeado, cortado em bocadinhos, uma cebola grande e duas cenouras rnédias picadas. Leva-se ao lume, vai-se mexendo e, logo que a cebola estiver cozida, coloca-se dentro a franga, tapa-se e deixa-se corar, voltando-a dos dois lados. Começa-se entäo a deitar água, em pequenas porções, de cada vez, para estufar a ave que deve ferver sempre ern lume brando.
Quando estiver quase pronta prepara-se o arroz.
Coa-se o caldo e mede-se o meio litro. Tiram-se os miúdos, as patas e o pescoço, corta-se tudo em bocadinhos e deita-se num tacho juntarnente corn cinquenta gramas de Margarina “Chefe” e os 18 bocadinhos do presunto que se tiram do estufado da franga. Põe-se o tacho em lume vivo e salteia-se tudo. Junta-se o caldo medido e logo que levanta fervura, deitam-se duas chávenas de arroz, que deve estar lavado e escorrido num passador. Mexe-se e mete-se no forno para cozer. Tira-se, quando estiver aberto, põe-se de lado durante vinte minutos sem tapar o tacho. Volta-se então para dentro dum recipiente largo e solta-se todo com um garfo.
Dispõe-se a franga, que
deve estar trinchada, dentro duma travessa aquecida, rega-se com o próprio molho, rodeia-se com o arroz e serve-se sem demora. 

3 comentários:

Branca disse...

É uma das receitas da Vaqueiro, que vinham em revistas? De vez em quando ainda abro um dos livros da minha mãe e encontro um recortezinho de jornal ou revista com uma receita que "hei-de experimentar".
Deve ser muito bom o prato, mas cá para mim requer uma disponibilidade dificil de ter hoje em dia - e o pormenor dos 10-dez bagos de pimenta...ja para não falar que teria de depenar a pobre da franga...nunca! :)))

T disse...

Esta receita é da Margarina Chefe. De resto estou como tu. E como se sabe o sexo da bicha?

Branca disse...

Essa sabedoria deveria vir do olho treinado nestas lides, e nós já não temos. Para mim só existe frangO e galinhA, e tem de vir tudo arranjadinho do supermercado, senão fico toda enjoada - urbana até à medula! :)))